CFMV contribui para o Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento dos Javalis
19/08/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:48am
Por Carolina Menkes
O comitê de apoio criado para auxiliar no Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento dos Javalis, do governo federal, se reuniu no dia 15 de agosto com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
Participaram a presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente (CNMA/CFMV), Maria Izabel de Medeiros; a integrante da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal (Cebea/CFMV), Ingrid Atayde; e a integrante da Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS/CFMV), Débora Rochelly.
Também estiveram presentes na reunião representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Foto: Ascom/CFMV
"O CFMV está inserido na temática discutida, não só por se constituir em órgão que alberga todos os médicos veterinários e zootecnistas do país, como por possuir a responsabilidade de fiscalizar, orientar e normatizar as atividades profissionais. Estamos participando ativamente, cobrando, sugerindo, assessorando todos os órgãos relacionados à atividade animal”, afirma o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.
A presença dos javalis em diversas regiões do país envolve questões econômicas, de saúde pública e ambiental. “O encontro foi muito positivo, pois houve a integração entre os órgãos em busca de uma única voz com o propósito de contribuir de maneira objetiva na promoção da Saúde Única”, afirmou Débora Rochelly, da CNAS/CFMV.
Para alinhar informações e conhecimentos, será realizado nos dias 30 e 31 de agosto, na sede do ICMBio, em Brasília, o Seminário de Nivelamento de Informações e Conhecimentos sobre a Invasão dos Javalis no Território Nacional, que contará com a participação do CFMV em mesa redonda sobre perspectiva humanitária e métodos recomendáveis no manejo do javali.
Sobre o Plano Nacional
O objetivo do Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento dos Javalis é mitigar os impactos negativos do javali sobre a biodiversidade nacional, por meio de ações de prevenção, controle e monitoramento do animal, conhecido por causar prejuízos em áreas agrícolas de diferentes regiões do país.
Os javalis, além do risco às lavouras, são considerados nocivos a outras espécies de animais, ao meio ambiente, à agricultura e pecuária, além de apresentar perigo à saúde pública.
Saiba mais: Governo cria Plano Javali com objetivo de conter os prejuízos causados pelos animais no país
Assessoria de Comunicação do CFMV