CFMV acompanha debates da pauta ambiental do país durante reunião do Conama
12/11/2015 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:50am
A Comissão Nacional de Meio Ambiente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNMA/CFMV) acompanhou nesta quarta-feira (11) a 120ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em Brasília (DF).
A iniciativa faz parte de uma ação proativa do Conselho Federal de estar presente em ambientes onde são discutidos temas de interesse da Medicina Veterinária e Zootecnia. “Nos colocamos à disposição do Conama para participar das Comissões Temáticas ou Grupos de Trabalho e colaborar com informações técnicas em demandas relacionadas às profissões”, afirma a presidente da CNMA/CFMV, Maria Izabel de Medeiros.
Durante a abertura da reunião, um dos pontos abordados pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, foram as metas que o Brasil levará na Conferência do Clima, em dezembro, em Paris. “Vamos reduzir em 43% as emissões até 2030. Isso nenhum país do mundo apresentou até agora”, disse a ministra.
O médico veterinário Heitor David Medeiros, integrante da CNMA/CFMV, destaca que o compromisso de metas de redução de emissão de gás de efeito estufa não é apenas de responsabilidade do governo. “É importante que a sociedade tenha conhecimento e faça seu papel. Os médicos veterinários e zootecnistas devem se envolver, independentemente da área de atuação, seja com plano de gestão de resíduos sólidos, no trabalho nas várias cadeias de produção de proteína animal”, destaca Heitor David Medeiros.
Segundo a CNMA/CFMV, outro assunto importante apresentado foi a avaliação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No documento, a OCDE afirma que o Brasil alcançou progresso significativo, alinhando esforços de crescimento econômico com avanços na sustentabilidade ambiental e sugere recomendações com forte ênfase no fomento da política de biodiversidade e de manejo de áreas protegidas. “As questões ambientais são múltiplas, é importante conhecermos como o Conama trabalha e qual a agenda de atuação para que Comissão Nacional de Meio Ambiente do CFMV trabalhe uma agenda no mesmo sentido”, afirma Elma Polegato, integrante da CNMA/CFMV.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, também comentou as ações do governo para minimizar os efeitos do acidente após o rompimento de barragens de mineração em Mariana (MG). Segundo ela, ainda não é possível avaliar o tamanho dos impactos ambientais pois a Defesa Civil ainda trabalha na área.
Sobre o Conama
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) é órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente-SISNAMA, criado pela Política Nacional do Meio Ambiente. O colegiado é formado por representantes de cinco setores: órgãos federais, estaduais e municipais, setor empresarial e sociedade civil.
Assessoria de Comunicação do CFMV