CFMV acompanha a 86ª Sessão Geral da Assembleia Mundial da OIE
24/05/2018 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:41am
Brasil será declarado, oficialmente, como País Livre da Febre aftosa com vacinação
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) acompanha a 86ª Sessão Geral da Assembleia Mundial da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), que acontece até a próxima sexta (25), em Paris.
A hora mais aguardada será nesta quinta-feira (24), quando OIE declarará, oficialmente, o Brasil como País Livre da Febre aftosa, com vacinação. “São 50 anos de trabalho da Medicina Veterinária e produtores brasileiros. Um reconhecimento à contribuição do profissional ao setor da sanidade. Uma certidão mundial”, diz o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, que está presente no evento e atento aos acontecimentos internacionais que envolvem a Medicina Veterinária e Zootecnia.
Francisco Cavalcanti de Almeida (4º, da direita para esquerda), com o embaixador do Brasil na França, Paulo César Costa ( à esquerda do presidente) e Médicos Veterinários. Foto: Arquivo pessoal
A diretora-geral da OIE, Monique Eloit, entregará o certificado sanitário ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, a partir das 14h30 (horário local), na sede da OIE, durante a 7ª Sessão Plenária da Organização.
O evento conta com a presença de mais de 800 participantes, incluindo 22 ministros e integrantes do governo dos países membros da OIE.
Além do presidente CFMV, participam: Francisco Atualpa (conselheiro efetivo); Antônio Guilherme de Castro (conselheiro suplente); André Luiz Teixeira de Carvalho (presidente do CRMV-AC) e Laurício Cruz (presidente do CRMV-DF)
Declaração
A declaração da OIE é reconhecida pela Organização Mundial do Comércio (OMC) como uma referência no padrão de saúde animal, e reflete o nível de transparência e de qualidade dos serviços veterinários do país. A certificação aumenta o valor dos produtos de origem animal do país, e facilita o acesso a mercados regionais e internacionais.
Além do Brasil, a África do Sul também entrou na lista de territórios livres da pleuropneumonia contagiosa bovina.
Leia também:
CFMV participa da 86ª Sessão Geral da OIE
Assessoria de Comunicação do CFMV