Causa animal em debate na Câmara de Taubaté

30/04/2014 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:56am

Publicado em Diário de Taubaté em 30/04/2014

Câmara Municipal de Taubaté, no último dia 25, foi palco de uma reunião pública para debater um tema muito em voga atualmente: a defesa dos direitos dos Animais e, sobretudo, o combate aos Maus Tratos. A audiência foi solicitada pelo vereador Douglas Carbonne (PC d B), para debater a situação dos animais abandonados de Taubaté. O Deputado Federal, Ricardo Trípoli (PSDB), participou do encontro, juntamente com várias ONGs de Proteção Animal. Durante a reunião ficou claro, que o número de castrações realizados pelo Centro Controle Zoonoses é insuficiente para a atual demanda. Segundo Carbonne, já existem vários projetos de Lei na Câmara, visando melhorar a atuação do CZZ e proteger os animais abandonados, que contam quase que, exclusivamente com a dedicação dos protetores da cidade. Pensando sobre o problema, já estamos estudando a formação de um Conselho e de um Fundo de Bem estar animal que prevê, o repasse de verbas para as ONGs. Essa verba será acompanhada por diversas entidades, como a OAB, afirmou.

O tão esperado Castramóvel, pode sair agora do papel, segundo ele. "Estamos conversando com uma dezena de empresários que estão interessados em aderir ao projeto, sem falar em outros, que farão eventos/espetáculos teatrais para arrecadar fundos para a causa animal. A união entre poder público e a iniciativa privada pode acelerar, esse tão sonhado Castramóvel", resumiu.

Para Trípoli, autor do Código de Bem estar animal , em vigor há 12 anos, conhecedor da causa ambiental, sabe muito bem, sem medo de errar que, ocorreu uma certa negligência, por parte do Governo Federal, nas últimas três décadas, já que para o Ministério da Saúde não consegue enxergar a importância da proteção animal e sua intrínseca ligação com a Saúde Pública. "Ou será que a raiva é uma questão de Saúde Pública e merece recursos para saná-la e a Raiva Animal, não? Como se explica isso??"

Para o Trípoli, o assunto da defesa do Meio Ambiente, seja no combate ao tráfico de Animais silvestres- o 3* maior do mundo, seja nos maus tratos de animais em cativeiro ? circos, zoos e , principalmente, os domésticos mostra o quanto a causa animal engatinha e quanto a luta é longa.
Para o deputado, somente a união/parcerias entre todos os segmentos da Sociedade poderão modificar realidades duras da falta de respeito/atrocidades/maldades contra os seres indefesos que vivem/convivem com o homem.

"No Congresso Nacional temos um projeto de Lei em tramitação, que aumenta a pena àqueles que praticarem maus tratos contra os animais. A nossa esperança, no caminho árduo dessa luta é de sempre enfrentar, combater e vencer, na busca do respeito que nossos amigos/irmãos irracionais merecem". Um lembrete no caso de presenciar um ato de maus tratos contra os animais são necessárias provas documentais/testemunhais , essenciais para que seja feita a denúncia do caso. Existe o Disque Denúncia, o 181 (Sigilo absoluto)/Plantão das Delegacias Polícia Civil; Polícia Militar, 190; Polícia Militar Ambiental, 0800113560/12-36216055; via Internet, no próprio site da Secretaria Segurança Pública do Estado São Paulo, www.ssp.sp.gov.br e IBAMA ,0800618080.