Campanha de vacinação contra brucelose é lançada em Juiz de Fora-MG

27/02/2014 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:57am

Os proprietários de gado podem se inscrever até o dia 31 de março para a campanha de vacinação contra a brucelose deste ano. A vacina deve ser aplicada de forma preventiva em todas as bezerras de três a oito meses de idade. Ela é obrigatória, e o produtor que não cumprir com a regulamentação pode sofrer multa de R$ 65,96, aplicada pela Defesa Sanitária Animal.

A aplicação das vacinas será feita de acordo com a demanda e a localidade das propriedades rurais para evitar o desperdício de vacinas por deterioração. A campanha  contempla todos os produtores da cidade através da oferta gratuita da aplicação in loco pela secretaria, e da disponibilidade de vacinas, a R$ 2 a dose, pelo Sindicato Rural.

A aplicação da vacina contra brucelose só pode ser realizada por mão de obra especializada, através de um Veterinário com credenciamento na Defesa Sanitária Animal, em Minas Gerais, representada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Os interessados podem garantir a participação na sede da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA), localizada na Rua Maria Perpétua, número 72, 4º Andar, Bairro Ladeira; no Sindicato Rural, que fica na Rua Edgar de Paiva Aguiar, número 135, Bairro Cerâmica; nas associações de produtores rurais ou pelo telefone (32) 3690-8669.

A doença

A brucelose, ou febre de malta, é uma Zoonose, transmitida do animal para o homem, responsável por consideráveis perdas econômicas no Rebanho bovino. É uma doença sistêmica que, nos quadros mais graves, pode afetar vários órgãos, entre eles o sistema nervoso central, o coração, os ossos, as articulações, o fígado e os aparelhos reprodutor e digestivo. A infecção em humanos acontece quando há o contato direto com animais doentes ou na ingestão de leite não pasteurizado e produtos lácteos contaminados, como queijo e manteiga, por exemplo, carne mal passada e seus subprodutos.