Câmara Técnica de Zootecnia (CTZ)
07/12/2020 – Atualizado em 01/02/2024 – 10:46am
Criada pela Portaria nº 79 de 27 de novembro de 2020, a Câmara Técnica de Zootecnia (CTZ) é um fórum qualificado de assessoramento técnico consultivo e político-institucional do CFMV, para discussões pertinentes à Zootecnia e a atuação dos zootecnistas, junto à diretoria executiva e plenário.
São atribuições da CTZ:
I – propor políticas de atuação profissional e de regulamentação do ensino, formação e exercício da Zootecnia;
II – apresentar proposições, recomendações e pareceres técnicos para subsidiar discussões, planejamento e análise de assuntos relacionados à Zootecnia e atuação dos zootecnistas;
III – analisar e propor minutas de novas resoluções e/ou alteração de resoluções existentes, ou em tramitação no CFMV, cujos assuntos estejam direta ou indiretamente relacionados à Zootecnia e/ou à atuação dos zootecnistas;
IV – buscar interlocução e parcerias com entidades públicas ou privadas, com
aderência à Zootecnia e a atuação do zootecnista no território nacional e internacional;
V – propor a criação de Grupos de Trabalhos e a realização de reuniões, eventos e estudos técnicos, voltados ao fortalecimento da Zootecnia e atuação dos zootecnistas;
VI – desempenhar outras atribuições que lhe forem designadas.
PRESIDENTE
Zoot. Wendell José de Lima Melo – CRMV-PB nº 252/Z
É graduado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (UFB) e possui mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tem MBA em Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Anglo-Americana e MBA Executivo em Gestão de Cooperativas pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPE).
Foi coordenador territorial do Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Cariri Oriental, na Paraíba. Tem experiência nas áreas da Zootecnia e de Desenvolvimento Territorial, nas áreas de gestão social dos territórios, inclusão produtiva, produção e conservação de forragens, manejo de pequenos animais, política de desenvolvimento territorial, agricultura familiar e organização social.
Atualmente, é diretor de produção e comercialização da Cooperativa Paraibana de Avicultura e Agricultura Familiar (Copaf) e conselheiro suplente da Associação Brasileira de Zootecnistas. Além disso, ocupa as posições de presidente da Comissão Regional de Zootecnia e membro da Comissão Regional de Responsabilidade Técnica do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB); e já foi conselheiro efetivo desse CRMV.
INTEGRANTES
Zoot. Fábio Holder de Morais Holanda Cavalcanti – CRMV-AM nº 0041/Z
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e mestrado em Ciências Pesqueiras nos Trópicos pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente, é doutorando e colaborador da UFAM e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM).
Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em elaboração e formulação de rações, manejo e produção da Aquicultura, Avicultura, Suinocultura e Bovinocultura.
Hoje, é o zootecnista responsável técnico de uma empresa de consultoria e projetos de Soluções Ambientais e do Agronegócio, onde atua na elaboração de projetos agropecuários, gestão, consultoria e responsável técnico em fábricas de ração e entreposto de carne.
Zoot. Angélica Pereira dos Santos Pinho (CRMV-RS nº 0766/Z)
Possui Graduação em Zootecnia e mestrado em Produção Animal, ambos pela pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Fez doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Foi conselheira suplente e efetiva do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CRMV-RS), participou da comissão de educação em Zootecnia do CFMV e, atualmente, é vice-presidente do CRMV-RS.
É professora Associada da Universidade Federal do Pampa – Campus Dom Pedrito, onde ministra as disciplinas de Bioquímica I e II, Avaliação de Carcaças e Tecnologia de Produtos de Origem Animal. Ministra aula na Especialização em Produção Animal da mesma instituição. Coordena, em parceria, o grupo Gespampa.
Atualmente é presidente do Sindicato de Zootecnistas do Rio Grande do Sul.
Zoot. Jalison Lopes – CRMV-RR nº 0048/Z
Jalison Lopes é graduado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2004), com mestrado (2006) e doutorado (2009) em Zootecnia pela mesma instituição. Possui MBA em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal do Paraná (2016).
Atualmente é coordenador do Curso de Zootecnia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Zootecnia da UFRR.
É ainda diretor estadual da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) em Roraima (mandato 2017-2020) e professor do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) da UFRR.
Zoot. Carlos Frederico Grubhofer (CRMV-PR nº 0273/Z)
Formado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá; com mestrado em Produção Animal pela Universidade Federal do Paraná; e pós-graduação em Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas Espírita de Curitiba.
Atuou na iniciativa privada entre 1987 a 1995 na produção de bovinos de corte e administração de cooperativa, fazendas e indústria de rações.
Foi professor de Zootecnia entre 1995 a 2011 das Faculdades Integradas Espírita de Curitiba, sendo coordenador de curso e coordenador de Pesquisas Científicas.
Foi presidente do Sindicato dos Zootecnistas do Paraná de 2000 a 2008; membro da Agenda 21 do Paraná e do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cema), de 2009 a 2011, tendo recebido em 2009 o prêmio de Personalidade 21 por essas atividades. Coordenou o primeiro Congresso Internacional de Agenda 21.
Foi gerente técnico do Departamento de Fauna de Curitiba entre 2014 e 2016; integrante da Câmara Técnica do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Curitiba de 2013 à 2014; membro da Comissão de Ensino de Zootecnia do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) entre 2014 e 2017; onde foi reeleito tesoureiro em 2020.
Atualmente, é zootecnista do Zoológico Municipal de Curitiba, cargo que ocupa desde 2012, sendo chefe de Nutrição desde 2016.