CÂMARA

21/11/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:10am

Iniciativa tem como objetivo debater assuntos para fortalecimento do mercado

Governo quer fomentar políticas para o segmento
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, instalou a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Animais de Estimação, nesta terça, dia 20. O evento reuniu representantes do governo e do setor privado. A iniciativa tem como objetivo debater assuntos para o fortalecimento do mercado de animais de estimação e fomentar as políticas públicas para esse segmento.
O Brasil tem o segundo faturamento mundial do mercado pet. De acordo com Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), a perspectiva é de movimentar R$ 13,6 bilhões em 2012. O setor tem definida a Agenda Estratégica Pet Brasil 2012-2017, com prioridade para debates sobre governança da cadeia, fomento, marco regulatório, marketing e promoção e capacitação.
No evento realizado nesta terça, também foi lançada a bancada Pet do Congresso Nacional. Por enquanto, são 12 deputados que devem propor projetos para o setor.
Animais de Estimação
Os principais grupos de animais de estimação são: aves canoras e ornamentais, domésticas, silvestres e exóticas; cães; gatos; peixes ornamentais e outros (répteis, pequenos roedores, pequenos mamíferos), domésticos, silvestres e exóticos.