Brucelose Humana é discutida em seminário em Rondônia

08/05/2014 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:56am

Com o objetivo de ampliar as discussões sobre os cuidados e a prevenção contra a Brucelose Humana, acontece até amanhã (09/05) em Porto Velho (RO) o IX Seminário Multiprofissional em Saúde do Trabalhador. O evento é organizado pela Secretaria de Saúde do Estado e conta com apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia (CRMV-RO).Quem quiser participar é só se dirigir ao hotel Rondon, na capital. A entrada é gratuita.

A Brucelose Humana é uma antropozoonose emergente no estado de Rondônia. Por ser uma doença de origem profissional relacionada a criadores, vacinadores, frigoríficos, laticínios, curtumes e laboratórios, tornou-se de notificação compulsória, segundo a Resolução CIB/301/2013.

Essa obrigatoriedade também está prevista no Código em Saúde do Trabalhador de Rondônia (Lei nº1760/31/07/2007). Com base nessa norma, as empresas devem manter o controle médico ocupacional dos riscos ambientais no trabalho, e o risco biológico da Brucelose Humana está inserido nesse controle.

O evento reúne profissionais da rede do Sistema único de Saúde (SUS), médicos veterinários, zootecnistas, instituições parceiras, sindicatos, trabalhadores rurais e estudantes. 

Programação 

Dia 09 de maio
  8:00h –  Diagnóstico laboratorial: Brucelose Humana, Dr. Luiz Tagliani/diretor do LACEN/SESAU-RO
  8:40h – Tratamento Clinico e Cirúrgico, Prof. Dr. Heinz Roland Jakobi, Médico do Trabalho/CEREST//SESAU/RO
  9:10h – Notificação SINAN, internações e incapacidade para o trabalho: Ms. Tatiana Lopes, fonaudióloga/CEREST/RO
  9:50h – intervalo/Lanche
10:00h – Protocolo de Controle de Brucelose Humana em Rondônia – Dr. Dirceu Pacheco,              Presidente do Programa de Controle de Brucelose Humana no Estado de Rondônia/AGEVISA/RO
10:40h – Mesa Redonda – Vigilâncias em brucelose humana
            

Assessoria de Comunicação do CFMV e CRMV-RO