Bovinos

10/05/2010 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:27am

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Iapar foram contemplados pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência – Pronex, da Fundação Araucária. As instituições tiveram aprovado o projeto de pesquisa científica sobre Desempenho e Qualidade da Carne de Bovinos Terminados em Pastagem ou Confinamento. Os recursos do projeto, orçados em R$ 750 mil, serão repassados pela Fundação Araucária em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Coordenado pelo professor do Departamento de Zootecnia, da UEM, Ivanor Nunes do Prado, o projeto tem a participação dos pesquisadores do Iapar, José Luiz Moletta, da Estação Experimental da Fazenda Modelo, em Ponta Grossa, Jorge Abraão dos Santos, da Estação Experimental de Paranavaí e Daniel Perotto, da Unidade Regional de Curitiba. Todos trabalham na área de cruzamento industrial do Purunã, composto bovino formado pelos grupos charolês, angus, caracu e zebu.

A expectativa é que os recursos comecem a ser liberados até o fim do primeiro semestre ou no máximo no início do segundo semestre para serem investidos no custeio de animais, equipamentos de laboratório e treinamento de pessoas. Parte dos experimentos será nas Unidades de Pesquisas do Iapar em Ponta Grossa e Paranavaí, e outra parte nos laboratórios da UEM.

O objetivo é obter a avaliação da qualidade da carne, levando em consideração os aspectos ligados à genética, manejo e alimentação de animais. “Além do trabalho com animais, no laboratório será feita a avaliação carne. Com esse trabalho podemos avaliar a maciez, suculência, textura, quantidade de gordura e outros itens que conferem qualidade à carne”, afirma Prado.

O Iapar iniciou os trabalhos de pesquisa e está avaliando os animais. “À medida que for gerada a carne, encaminharemos-la para o laboratório para análise da composição química”, disse Moletta O projeto abrange também o uso do glicerol, um subproduto do biodisel, que será analisado na alimentação dos animais.

A parceria com a UEM, através de um projeto Pronex, contribui para a consolidação da rede de pesquisas entre instituições paranaenses ligadas à ciência e tecnologia, que reúnem suas capacidades técnicas e de infra-estrutura para promover o desenvolvimento tecnológico da agropecuária estadual.

O projeto do Pronex tem prazo de 4 anos para ser executado. A Fundação Araucária é vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. A iniciativa apóia a execução de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, dando suporte financeiro aos trabalhos dos grupos de pesquisas com excelência comprovada, vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa públicos ou privados sem fins lucrativos e de utilidade pública do Paraná.