Bovinos Mortos
21/06/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:48am
A morte de 15 bovinos, ontem, ampliou para 69 o total de animais mortos em propriedades na Região das Missões. A suspeita é de intoxicação por bactérias do grupo de clostridioses existentes no solo. Ontem, 12 exemplares morreram em Jóia, a 50 quilômetros de Entre-Ijuís. Eles se somam aos óbitos em Carajazinho, interior de Entre-Ijuís, onde, inicialmente, 54 animais morreram, número que subiu para 57 nesta quarta. Técnicos da Secretaria da Agricultura estiveram na propriedade em Jóia e coletaram amostras para a necropsia. Apesar das semelhanças, os casos não estão sendo relacionados. Segundo o Veterinário da Seapa, Fernando Groff, essa doença não se prolifera, diferentemente da Aftosa. Ele explica que a região foi muito afetada pela seca, expondo o fundo de reservatórios de água onde essas bactérias normalmente habitam. E acrescenta: a condição debilitada do gado, aliada à troca de alimentação, determinada pela seca, pode estar causado as intoxicações.
Em Carajazinho, o Rebanho foi vacinado na semana passada contra o carbúnculo hemático. Conforme o Veterinário Juarez Dalla Corte, como trata-se de uma vacina monovalente, ontem o proprietário revacinou os sobreviventes com uma vacina polivalente, contra sete bactérias.
"As notícias desta seção são informações de interesse da Medicina Veterinária e Zootecnia que foram divulgadas na mídia. O CFMV não se responsabiliza pelas publicações."