Biocema inaugurado

28/02/2014 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:57am

Com a presença do reitor da Universidade de São Paulo, Marco Antonio Zago, foi inaugurado, ontem, o prédio do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) em Biologia Celular e Molecular na Agropecuária (Biocema).

O projeto foi idealizado há 10 anos por professores de quatro unidades da USP, o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), Escola de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) e Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA).

Para o professor Antonio Vargas de Oliveira Figueira, a apresentação do prédio marcou a realização de um sonho, dele e de todos os pesquisadores que lutaram pelo projeto. A solenidade também fechou o período que ele foi diretor do Cena, entre 2010/2014. Ontem, tomou posse a nova diretora Tsai Siu Mui.

(Leia mais nesta página).

"Teremos nesses laboratórios instalações para atender pesquisadores do Cena, Esalq e outras unidades da USP para desenvolver trabalhos de pesquisa, utilizando equipamentos modernos, de forma compartilhada", disse.

O diferencial do Biocema é que o local permite compartilhar os equipamentos. "Eles estão cada vez mais sofisticados. Antes demorávamos cinco anos para identificar o genoma humano, agora isso é feito em três horas.

Por isso os equipamentos são mais caros e não podem ficar ociosos", afirmou.

O reitor ressaltou também que o compartilhamento dos laboratórios é uma tendência mundial.

"Não dá mais para o pesquisador manter seu equipamento embaixo da mesa e utilizar quando necessita. É preciso maximizar o uso e minimizar o impacto financeiro. Qualquer pesquisador da USP poderá utilizar os laboratórios para encontrar respostas para problemas científicos".

Zago informou ainda que a Esalq e o Cena já iniciaram a prática de compartilhamento dos equipamentos e também de dividir com a sociedade os resultados dos estudos realizados. "A Esalq e o Cena trabalham com a ciência da agropecuária que é básico para o ser humano, porque é alimento. Essa prática deve ser seguida por outras áreas porque justifica o investimento que a sociedade faz na universidade".

O diretor da Esalq, José Vicente Caixeta Filho, ressaltou que o empreendimento é a "resposta evidente de que a USP consegue dar exemplo de integração e trabalho em equipe".

De acordo com o professor Luiz Lehmann Coutinho, do departamento de Zootecnia da Esalq e coordenador do NAP Biologia Celular e Molecular na Agropecuária e do NAP Centro de Instrumentação, afirmou que os equipamentos que serão levados para o Biocema já estão em uso. "Já atendemos mais de 60 grupos de alunos, pesquisadores e empresas. A diferença é que todos serão instalados neste local".

AMPLIAÇÃO O prédio custou R$ 2,4 milhões e foi financiado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).

De acordo com Figueira, mais dois prédios ainda serão construídos e está prevista a instalação das bancadas e dos equipamentos ainda nesse semestre.

"Esperamos que a primeira fase de operação dos laboratórios tenha início no segundo semestre", afirmou.

No local serão instalados 30 laboratórios que irão abrigar o NAP Centro de Instrumentação Laboratório Multiusuário Centralizado de Genômica Funcional Aplicada à Agropecuária e Agroenergia e o NAP Bioenergia,