BIO

24/03/2011 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:20am

A construção de um laboratório de biossegurança em benefício da sanidade do rebanho do RS, pedido feito pelos produtores rurais há mais de 10 anos, tem resposta positiva para 2011. O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, assinou nesta quarta-feira (23), a Ordem de Serviço que permite o início da construção do Laboratório de Segurança Biológica de Nível 3-A (NB3-A).
Ao custo total de R$ 15 milhões, com recursos oriundos do Governo federal (verba conseguida com o auxílio da bancada gaúcha) e contrapartida do Governo estadual, o laboratório será construído na área da Fepagro, em Eldorado do Sul, RS.
Um NB3-A possui as condições adequadas para o trabalho com agentes patogênicos que estão ausentes na região ou que sua manipulação possa causar contaminação dos funcionários e das pessoas que habitam no entorno do laboratório, além do risco de infectar rebanhos suscetíveis. Com este laboratório, o Rio Grande do Sul ganha na defesa da saúde de suínos, aves e bovinos de corte e de leite. Um dos principais benefícios é a agilização de diagnósticos, atualmente feitos por laboratórios de outros estados, acarretando, muitas vezes, em atrasos nas respostas. “Esses atrasos podem ocasionar a demora de medidas para combate do problema, pois ficam na dependência do diagnóstico”, ressaltou Mainardi.
O Laboratório de Segurança Biológica de Nível 3-A (NB3-A) tem grande importância no apoio às ações de sanidade animal para as cadeias produtivas, pois possibilita a realização de pesquisas com elevado grau de segurança. A previsão de conclusão da obra é de seis meses.