Benedito Arruda é reeleito para novo mandato no CFMV

23/04/2014 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:56am

O atual presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, o médico veterinário Benedito Fortes de Arruda, cumprirá mais um mandato à frente do CFMV.  Ele foi reeleito nesta quarta-feira (23/04) com 76% dos votos válidos, em pleito conduzido pelo Comissão Eleitoral  Federal. O vice-presidente eleito é Eduardo Luiz Silva Costa; o novo secretário-geral será Marcello Rodrigues da Roza, e Amilson Pereira Said será o novo tesoureiro do CFMV, todos eles médicos veterinários. 

Arruda destacou como objetivo central da nova gestão a busca da valorização da categoria perante a sociedade brasileira. “Os médicos veterinário e os zootecnistas dão grande contribuição para o desenvolvimento econômico, social e político brasileiro, por isso queremos prepará-los para enfrentar os desafios que se apresentam para os próximos 20 anos”, explica. Entre os desafios, ele cita a necessidade de produção de alimentos que sejam inócuos para o ser humano e a produção sustentável de carne e leite com o objetivo de proteger o meio ambiente. 

Com a nova gestão, o presidente do CFMV espera consolidar conquistas importantes da categoria. “Aproveito para reforçar para todos os médicos veterinários e zootecnistas brasileiros a importância do envio de mensagens aos deputados federais pela aprovação do Simples Nacional”. Benedito Arruda se refere ao Projeto de Lei 221/12 que inclui a medicina veterinária e outras atividades econômicas no sistema de tributação unificado, que representa uma redução significativa na carga de impostos. 

Exercício de democracia
O pleito deste ano contou com o registro de apenas uma chapa, a encabeçada por Dr. Benedito. “Do meu ponto de vista, nós conseguimos reunir as principais lideranças da Medicina Veterinária brasileira”, avaliou o presidente do CFMV. “Reforço que a eleição é o momento de exercício da democracia. Assim como a eleição nos Estados Unidos é indireta também é no Conselho Federal de Medicina Veterinária. E nem por isso deixa de ser uma eleição democrática”, finaliza.
O novo mandato de Arruda terá início em 18 de dezembro deste ano.

Perfil
O Dr. Benedito Fortes de Arruda é formado em Medicina Veterinária pela Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás em 1973. Ele também se graduou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás em 1983

Cargos Ocupados
1) Executor dos Convênios firmados entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de Goiás:
a) Programa Especial da região geo-economica de Brasília;
b) Central de Suinocultura de Goiânia;
c)Programa desenvolvimento dos Cerrados;
d) Ampliação da Campanha de Combate a Febre Aftosa e Brucelose em Goiás;
e) Policentro de Assistência Sanitária Animal.

2) Executor dos Convênios entre a Superintendência do desenvolvimento do centro-oeste e a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de Goiás:
a) Construção da Central de Suinocultura de Goiânia;
b)Melhoria do Parque de Exposições da cidade de Paraíso do Norte.

3) Chefe de Divisão de Programação Agropecuária do Núcleo de Planejamento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de Goiás;

4) Assessor Geral da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de Goiás;

5) Superintendente de Produção Animal da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de Goiás;

6) Membro da Comissão Estadual de Reforma Agrária;

7) Membro do Conselho Técnico-Administrativo da Empresa Goiana de pesquisas Agropecuária;

8) Membro do Conselho Técnico-Administrativo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás;

9) Membro da Comissão de Planejamento Agropecuário do Governo Íris Rezende Machado;

10) Chefe de Gabinete do Secretário de Agricultura do Estado de Goiás.

Cargos em Entidade de Classe
– Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás com 3 (três) mandatos consecutivos

Cargos de Presidente:
a) Federação Internacional de Veterinários Lusófonos – FIVEL (2006/2008)
b)Associação Panamericana de Ciências Veterinárias – PANVET (2006/2010)

Cargos atuais:
a) Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV;
b) Vice-Presidente do Comitê Internacional Claude Bourgelat