Bem-estar
02/12/2010 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:24am
Pela primeira vez, alunas e professora do curso de zootecnia da região Nordeste, da Universidade Federal de Sergipe, ganham o Prêmio WSPA de Bem-Estar Animal 2010, concurso anual que recebe inscritos de vários Estados do Brasil.
A equipe ZooBem obteve o melhor resultado dentre os 100 grupos participantes e terá como premiação uma viagem à Inglaterra, onde conhecerá a sede da WSPA em Londres e a fazenda-modelo da organização em parceria com a FAI (Food Animal Initiative), em Oxford. As alunas Karen Camille Rocha Goís, Dandara de Oliveira Felix, Sharacely de Souza Farias e a professora-orientadora do grupo, Marcia Nunes Bandeira Roner, ainda farão visitas a importantes universidades britânicas e terão contato com cientistas conceituados da área de bem-estar animal. Também foi fundamental para a vitória do grupo Zoobem o apoio da professora colaboradora Patrícia Barbalho.
Para a Gerente de Campanhas da WSPA Brasil e organizadora do Prêmio, Ingrid Eder, o empenho dos estudantes e o resultado dos trabalhos demonstraram que o objetivo do concurso foi alcançado. “Constatamos que o interesse por bem-estar animal está se disseminando pelo país. A tendência do mercado consumidor de produtos de origem animal é se tornar cada vez mais exigente, e os futuros profissionais precisam estar preparados”, comenta Ingrid.
A equipe vencedora poderá ver de perto a aplicação prática e comercial do bem-estar animal durante a visita à fazenda-modelo em Oxford, Inglaterra. “É uma experiência única e muito enriquecedora, pois eles observarão na prática tudo o que estudaram para participar do Prêmio”, destaca.
Sobre o Prêmio WSPA de Bem-Estar Animal 2010
Ao longo do ano, os estudantes estiveram envolvidos em atividades acadêmicas teóricas e práticas, previstas no regulamento do concurso. Com enfoque no bem-estar dos animais de produção, as tarefas realizadas pelos grupos receberam a orientação de um professor e tinham de ser cumpridas dentro de prazos pré-estabelecidos nas normas do Prêmio.
O grupo Zooética, do curso de Medicina Veterinária da Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista, se classificou em 2º lugar, e a equipe Pensamento Animal, do curso de Zootecnia da Universidade do Estado de Santa Catarina, ficou em 3º, e receberão como prêmio vale-livros. Os três melhores grupos receberão certificados de premiação, um conjunto completo do curso Conceitos em Bem-Estar Animal e uma cópia do documentário “Animais Seres Sencientes”, da WSPA.