bem-estar

28/02/2011 – Atualizado em 28/02/2011 – 12:00am

Em 2011, o Steps – Programa Nacional de Abate Humanitário da WSPA – amplia a difusão das boas práticas no manejo pré-abate que minimizam o estresse e o sofrimento durante o abate dos animais de produção. Além de docentes, também receberão os treinamentos Médicos Veterinários Oficiais que atuam na inspeção dos frigoríficos e demais profissionais responsáveis pelo transporte e garantia da qualidade no frigorífico.

Steps Docente: além do Brasil
Entre os dias 1 a 3 de março, as equipes vão ministrar o curso Steps Docentes na Faculdade de Ciências Veterinárias da Universidade Austral do Chile, cidade Valdívia, e na Faculdade de Veterinária da Universidade da República do Uruguai (Montevidéu). No Brasil, os treinamentos destinados aos professores de Escolas Agrícolas e Faculdades de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia recomeçarão em abril.

“Todos que já receberam nossos treinamentos se mostraram estimulados a transmitir os conhecimentos adquiridos. Isso porque o material (manual e DVD) é eficiente e prático para repassar na sala de aula e com isso sensibilizar os alunos para promover o bem-estar dos animais de produção, ” destaca a Dra. Charli Ludtke, Gerente de Animais de Produção da WSPA Brasil.

O projeto Steps docentes teve início em outubro de 2010 e já capacitou 405 professores de 62 Faculdades e 61 Escolas Técnicas somente no ano passado. O curso visa à inserção do conteúdo do material didático nos programas nas disciplinas ministradas pelos professores e, consequentemente, preparar os estudantes de Medicina Veterinária e Zootecnia, para melhorar o bem-estar dos animais de produçãoos. Veja no gráfico abaixo a evolução dos treinamentos pelos estados já contemplados:

Além da formação de docentes, o Steps já capacitou cerca de 1.500 profissionais (entre agosto de 2009 e dezembro de 2010) em 217 frigoríficos no Estado de Santa Catarina.

Estreia no Paraná em 2011
Dando continuidade às capacitações dos profissionais de frigoríficos, a equipe do Steps percorrerá o estado do Paraná para ministrar os treinamentos em estabelecimentos de pequena e grande capacidade.

Além de promover novas capacitações, o Steps realizará auditorias em conjunto com os Médicos Veterinários Oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -DIPOA aos frigoríficos de Santa Catarina que já receberam os treinamentos. O objetivo destas auditorias é realizar a avaliação dos resultados obtidos após o treinamento, assim como, verificar se os pontos críticos de bem-estar animal foram corrigidos, tais como: falhas nos sistemas de insensibilização, manejo incorreto e instalações inadequadas.

Cooperação com o MAPA pela atualização da Legislação
Em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA – DIPOA) e com a Comissão de Bem-Estar Animal, o Steps vem desenvolvendo um projeto de atualização da Legislação Brasileira relacionada ao bem-estar de animais de produção.

Em 2010, foram acrescentadas cláusulas específicas à lei que regula a inspeção de frigoríficos brasileiros (Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de produtos de origem animal – RIISPOA), como a presença obrigatória de um programa de bem-estar animal em todos os frigoríficos sob inspeção do MAPA. Em 2011, o Steps vai continuar atuando por modificações de normas específicas adequadas para o manejo pré-abate e abate de suínos e bovinos.