Bem-estar

22/12/2010 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:24am

A convite da Comissão Europeia e Presidência belga da União Europeia, um seminário sobre castração de suínos foi realizado em Bruxelas para discutir o assunto e suas possíveis alternativas. O workshop reuniu pecuaristas, indústria da carne, varejistas, cientistas, médicos veterinários e ONG’s de bem-estar animal.

Após o workshop, a Comissão Europeia lançou um comunicado, elogiando os planos dos principais atores do setor, que se comprometeram voluntariamente a terminar com a castração cirúrgica de suínos na Europa em primeiro de janeiro de 2018.

A partir de 1 de janeiro de 2012, a castração cirúrgica de suínos, se realizada, deve ser com analgesia prolongada e/ou anestesia. A parceria europeia será estabelecida de modo a desenvolver as ferramentas necessárias para atingir as metas e certificar-se de que eventuais custos serão partilhados de forma justa.

Os partes que participaram do workshop assinaram uma Declaração Europeia sobre as opções à castração cirúrgica de suínos. Segundo a Comissão Europeia, a declaração é a primeira do gênero em termos de UE para o bem-estar animal, e é um convite aberto para todas as partes do setor de suínos europeus a aderir à iniciativa voluntária.