BEM-ESTAR

04/03/2013 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:05am

Você certamente já ouviu a expressão "de cavalo dado não se olha os dentes". Mas quando se trata de saúde animal, isso não deve ser levado ao pé da letra. Cuidar dos dentes do equino é de grande importância e há um profissional que ajuda a garantir o bem estar bucal do bicho: o dentista de cavalos.

Em Goiás, o Veterinário José Ricardo Carvalho é especialista em odontologia de equinos e explica que o tratamento dentário faz uma grande diferença na vida do animal. "Temos três pontos importantes: a longevidade, minimiza risco de cólica e vai influenciar na performance de trabalho.

Carvalho conta como cuida dos dentes dos animais. Primeiro, ele faz um exame visual no cavalo, que é colocado no brete de contenção. Em seguida, o animal recebe uma sedação. A quantidade de medicamento é definida de acordo com o peso do cavalo. Segundo o especialista, tudo é feito de maneira a causar o mínimo de estresse. Em 20 minutos a medicação faz efeito e começa o tratamento.

"Vai ser trabalhado pontas dentárias, que estão machucando a bochecha dele. Vamos fazer um nivelamento e uma limpeza, porque tem um pouquinho de tártaro", sintetiza Carvalho.

Após uma lavagem, o Veterinário define quais serão os procedimentos. O equipamento usado é muito parecido com o que os dentistas usam, mas em tamanho bem maior.

A recomendação é que o cavalo passe por uma consulta a cada quatro meses. Segundo o Veterinário, faz uma grande diferença na vida do animal.

Além de ganhar em longevidade, o animal, segundo o especialista, minimiza em 90% os riscos de cólica. "Estando com a dentição correta ele faz uma boa mastigação, automaticamente tem uma boa digestão e não tem riscos de cólica", garante Carvalho.

O dentista de cavalos também aponta uma questão econômica importante. Segundo ele, o bicho se torna economicamente viável porque aproveita melhor a ração.

Desempenho
Mas a grande diferença aparece mesmo e na performance de trabalho do animal. O Veterinário Reginaldo de Melo Rosa é treinador há 30 anos, já venceu vários campeonatos e dá a dica: "A boca é o leme do cavalo. Você tem que ter o domínio do corpo todo dele. Mas se você não tiver uma boca que responda bem aos comandos, o cavalo vai ficar praticamente à deriva".

Ao treinar um animal para a prova de redias, ele dá mais detalhes da importância da boca saudável. Segundo Rosa, o tempo de treinamento do bicho pode ser reduzido em até 40%.