Balanço CFMV: o trabalho da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária em 2016

22/12/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:46am

Por Flávia Lôbo

Norteados pela promoção da saúde e bem-estar únicos e criação de ações estratégicas para divulgação do trabalho do médico veterinário na Saúde Pública, a Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNSPV/CFMV) desenvolveu diversas ações em 2016.

O ano foi repleto de sucesso em dois eventos organizados pela comissão: o VIII Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária e do VII Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Saúde Pública Veterinária.

Cerca de 250 participantes estiveram presentes no seminário, realizado nos dias 18 e 19 de outubro, em Campo Grande (MS). A integração entre a Saúde Única e o Bem-Estar único, a atuação do médico veterinário na saúde pública e o melhor entendimento do papel do profissional nos diferentes contextos foram debatidos no evento. O fórum reuniu diversos membros das Comissões Nacional e Regionais de Saúde Pública Veterinária do Sistema CFMV/CRMVs. 

As atividades da comissão continuaram durante o ano; a CNSPV enviou recurso ao Ministério da Saúde para adequação do formulário do FORMSUS – Serviço de uso público, com Normas de Utilização definidas, compatíveis com a legislação e com a Política de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde – para viabilizar a notificação da raiva e influenza em animais; os membros da comissão participaram de reunião com a Superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás; e a CNSPV enviou várias contribuições para consultas públicas de diferentes órgãos como Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e  a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

“Acreditamos que com a realização dos eventos, trabalhos publicados, reportagens e contribuição nas ações dos outros órgãos de interesse para a Medicina Veterinária podemos contribuir para a promoção da atualização dos profissionais e estudantes no que diz respeito a saúde única, bem-estar único, zoonoses de relevância local e nacional e atuação do médico no NASF”, relata Sthenia Amora, presidente da CNSPV.

Em 2017

A Comissão espera, em 2017, intensificar os trabalhos para fortalecer a saúde e bem-estar únicos. O objetivo principal das atividades será a criação de ações estratégicas comuns a todos os estados e divulgação de informação para a sociedade civil e para a atuação do médico veterinário na saúde pública.

Sobre a CNSPV/CFMV

A Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do CFMV é formada pelos médicos veterinários Sthenia Amora (presidente da comissão), Adriana Vieira, Geraldo Rosa, Júlia Brazuna e Fred Júlio Costa Monteiro.

Assessoria de Comunicação CFMV