Balanço CFMV: o trabalho da Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária em 2015

04/01/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:50am

Em 2015, a Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária do CFMV deu continuidade ao trabalho para regulamentação e padronização dos Programas de Residência e Aprimoramento Profissional. No decorrer do ano, a comissão atuou juntamente com a Área de Tecnologia da Informação do CFMV para criar o formulário eletrônico de acreditação.

Os integrantes da Comissão também conheceram de perto experiências pioneiras como o Programa de Residência em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O programa permite a participação dos residentes nos Núcleos de Atenção e Saúde da Família (Nasf).

O diálogo com o Ministério da Educação também foi reforçado, a CNRMV/CFMV participou de reuniões para discutir a situação atual dos programas de Residência e as perspectivas do governo nessa área para 2016.

“O trabalho desenvolvido pelas comissões tem sido de fundamental importância como órgãos de assessoramento da Presidência do CFMV. Questões ligadas à Medicina Veterinária e Zootecnia são analisadas e discutidas conosco, oportunidade que analisamos os prós e contras que auxiliam na tomada de decisões”, afirma o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda.

Em 2016

A grande expectativa para 2016 é o lançamento do Sistema de Acreditação dos Programas de Residência em Medicina Veterinária, em fase de finalização pelo CFMV. Também está prevista a realização do V Seminário Nacional de Residência em Medicina Veterinária.

 A CNRMV/CFMV é formada pelos médicos veterinários Benedito Dias, Antônio José de Araújo Aguiar, Fernando Leandro dos Santos, Virgínia Bocorny Lunardi e José Corrêa de Lacerda Neto.

Assessoria de Comunicação do CFMV