Balanço CFMV: o trabalho da Comissão Nacional de Meio Ambiente em 2017

13/12/2017 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:43am

Por Flávia Lôbo

A degradação progressiva dos ecossistemas, a contaminação crescente da atmosfera, solo e água e as mudanças climáticas são exemplos dos impactos das atividades humanas ao ambiente. Esses problemas são exacerbados em situações de deterioração como a conversão de florestas em áreas de produção e disposição inadequada de resíduos sólidos.

Tais questões são inerentes ao trabalho dos médicos veterinários e zootecnistas. Em muitos casos, suas atividades são consideradas poluidoras, como no descuido da utilização dos recursos naturais e no descarte de resíduos. A manutenção da Saúde Ambiental é considerada, hoje, uma realidade e necessária, e esses profissionais podem contribuir significativamente.

Criada em maio de 2010, a Comissão Nacional de Meio Ambiente (CNMA) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) tem atuado de forma estratégica no âmbito da política e no fortalecimento do exercício da Medicina Veterinária e Zootecnia na área ambiental.

A Comissão atua de forma efetiva para fortalecer o exercício das profissões e do Sistema CFMV/CRMV’s em prol da sustentabilidade. Além disso, o papel da CNMA engloba contribuição para a construção de Políticas Públicas no âmbito das áreas ambiental e agropecuária.

Em 2017, a CNMA deu continuidade aos trabalhos desenvolvidos nos últimos anos, com destaque para elaboração de eventos, pareceres e propostas ao Sistema CFMV/CRMVs.  Na avaliação da presidente da CNMA, Maria Izabel Medeiros, um dos objetivos importantes alcançados este ano foi a realização do II Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Meio Ambiente, entre os dias 24 a 26 de outubro, em Brasília (DF). “O Fórum promoveu uma excelente interação com os participantes e provocou ampla discussão sobre os temas. Houve o compartilhamento das informações sobre a situação, atuação, propostas e anseios entre as Comissões dos Conselhos Regionais”, relata Medeiros.

Ela se diz satisfeita ao divulgar que o trabalho de cooperação da CNMA resultou na formação oficial de Comissões Regionais de Meio Ambiente em 10 estados.

Em 2017, a comissão fez, também, uma releitura das resoluções no CFMV e identificou as necessidades de revisão e/ou inclusão de informações para harmonizar com a legislação vigente, como, por exemplo, a proposta de alteração da Resolução CFMV nº 844/2006. Além disso, a CNMA escreveu vários artigos para a Revista CFMV; participou de entrevistas para veículos de comunicação; e contribuiu para consultas públicas de interesse do CFMV. 

Com o objetivo de aumentar a visibilidade da Medicina Veterinária e Zootecnia, melhorar o conhecimento técnico de assessoramento e adquirir contatos importantes na área, a CNMA marcou presença em eventos nacionais e internacionais, como a 9th Conference on Sustainable Development e Planning; o V Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de resíduos agropecuários e agroindustriais; e a 11ª Conferência Internacional sobre Ecossistemas e Desenvolvimento Sustentável.

Em 2017, a CNMA também colaborou e participou de reuniões e eventos para auxiliar na construção de um novo protocolo de controle de javalis pelo Ministério do Meio ambiente (MMA). A questão da invasão de Javalis no território Nacional foi despertada pela CNMA em 2015. No ano seguinte (2016), o CFMV realizou um encontro com as principais autoridades nacionais para discutir a problemática do controle desses animais e as pesquisas realizadas no setor.

Izabel Medeiros enfatiza a importância de os profissionais terem um olhar técnico diferenciado sobre meio ambiente. “É necessário se preparar para executar atividades que necessitem uma qualificação mais ampla, que transponha os limites clássicos dos conhecimentos acadêmicos”, diz.  As ações preventivas e corretivas, de acordo com a presidente, devem ser implementadas visando o equilíbrio entre humanos e natureza, equilíbrio esse vital para a qualidade de vida e a sobrevivência de todas as espécies do planeta.

Sobre a CNMA/CFMV

A Comissão Nacional de Meio Ambiente (CNMA/ CFMV) é composta pelos médicos veterinários Maria Izabel Merino de Medeiros, Elma Pereira dos Santos Polegato, Fabiano Barbosa Pessoa e Eunice Cunha Menezes. Saiba mais sobre a comissão, clique aqui.

Saiba mais:

Confira depoimentos dos participantes do II Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Meio Ambiente do Sistema CFMV/CRMVs

CFMV contribui para o Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento dos Javalis

 

Assessoria de Comunicação do CFMV