Balanço CFMV: o trabalho da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária em 2015
28/12/2015 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:50am
Com um formato inovador, que permitiu maior interação dos participantes durante as discussões, o XXII Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária foi um dos destaques de 2015.
Organizado pela Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do CFMV, o evento teve como tema central a avaliação de cursos, gestão e acreditação. Os participantes também debateram as distintas realidades dos cursos de Medicina Veterinária de Instituições de Ensino Públicas e Privadas, sob a ótica de seus processos de avaliação, espaços pedagógicos, infraestrutura, docentes, discentes e projetos pedagógicos, por exemplo.
“No Seminário, socializamos, discutimos e trabalhamos com a comunidade acadêmica as estratégias para aperfeiçoar a formação dos médicos veterinários”, afirma o presidente da CNEMV/CFMV, Felipe Wouk.
Em 2015, a Comissão também elaborou um documento orientador para capacitação dos avaliadores dos cursos, uma iniciativa importante já que não existe um documento específico para a Medicina Veterinária. Ele será referendado pelo Ministério da Educação em 2016.
“O que se pretende com esse documento, que explicita características de qualidade em todas as esferas do curso, como infraestrutura, capital humano e ações de docência e de gestão acadêmica, é guiar o olhar do avaliar, auxiliando-o na tarefa de bem avaliar”, explica Wouk.
Esse e outros temas também foram debatidos, ao longo do ano, entre os integrantes da Comissão e representantes do Ministério da Educação (MEC).
“O trabalho desenvolvido pelas comissões tem sido de fundamental importância como órgãos de assessoramento da Presidência do CFMV. Questões ligadas à Medicina Veterinária e Zootecnia são analisadas e discutidas conosco, oportunidade que analisamos os prós e contras que auxiliam na tomada de decisões”, afirma o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda.
Em 2016
Uma das prioridades da CNEMV/CFMV em 2016 é concretizar a parceria com o Ministério da Educação.
“Dessa forma iremos trazer maior qualidade à avaliação dos cursos e instrumentar o processo de acreditação de cursos de Medicina Veterinária pelo Conselho Federal”, afirma Wouk.
A Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária é formada pelos médicos veterinários Felipe Wouk, Rogério Barroso, Rogério Amorim, Marcelo de Sá Pacheco, Marcelo Diniz e João Carlos Pereira da Silva.
Assessoria de Comunicação do CFMV