Balanço CFMV: o trabalho da Comissão Nacional de Animais Selvagens em 2015

23/12/2015 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:50am

A manutenção e valorização da fauna brasileira foi reforçada nas ações da Comissão Nacional de Animais Selvagens do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNAS/CFMV) em 2015. A CNAS participou de diversos eventos, além de ter atuado em fiscalizações preventivas e contribuído com consultas públicas.

A Comissão esteve presente no Congresso da Amazonvet, em setembro, em Belém (PA), com a palestra “CFMV – Uma missão selvagem”. Também participou do XV Encontro dos Médicos Veterinários e Zootecnistas do Estado do Tocantins, em Palmas (TO) e do I Encontro Nacional de Mantenedores de Fauna Silvestre e Exótica.

A CNAS contribuiu com sete consultas públicas, cinco delas do Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal (Concea), como de capítulos do Guia Brasileiro de Produção, Manutenção ou Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica. Também participou de consultas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) relativas ao regulamento técnico sobre antiparasitários de uso veterinário e ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal.

Em 2015, a Comissão também participou de duas fiscalizações preventivas integradas de São Francisco, no estado de Alagoas, que possibilitou o resgate e apreensão de animais, especialmente aves. 

“O trabalho desenvolvido pelas comissões tem sido de fundamental importância como órgãos de assessoramento da Presidência do CFMV. Questões ligadas à Medicina Veterinária e Zootecnia são analisadas e discutidas conosco, oportunidade em que analisamos os prós e contras que auxiliam na tomada de decisões”, afirma o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.

Em 2016

Para 2016, a CNAS pretende dar continuidade ao alinhamento de ações com as comissões regionais de animais selvagens e trabalhar em prol da concessão de títulos de especialista em animais selvagens para médicos veterinários e zootecnistas.

A Campanha contra o Tráfico de Animais Selvagens também deve continuar, bem como discussões sobre o “controle de populações de espécies invasoras” com risco para produção animal e humana. “No momento, o Javali tem sido alvo de grandes discussões com relação ao seu controle nos diversos biomas brasileiros”, explica o presidente da CNAS, Carlos Eduardo Saad.

No ano que vem deve acontecer ainda o primeiro Fórum da Comissão, que contará com representantes das Comissões Nacional e Regionais de Animais Selvagens.

A Comissão Nacional de Animais Selvagens é formada pelo zootecnista Carlos Eduardo do Prado Saad e pelos médicos veterinários Débora Rochelly Ferreira, Isaac Albuquerque, João Rossi Junior e Valéria Teixeira.

 

Assessoria de Comunicação do CFMV