Balanço

06/04/2011 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:20am

Dados do IBGE relativos ao abate de frangos em estabelecimentos sob inspeção federal, estadual ou municipal mostram que 80% do volume produzido em 2010 tiveram por origem apenas cinco estados. Pela ordem, Paraná (25,5% do total), Santa Catarina (19,3%), São Paulo (14,4%), Rio Grande do Sul (13,6%) e Minas Gerais (7,2%).

De acordo com o IBGE, no ano passado o volume de carne de frango que passou por algum tipo de inspeção aumentou 7,6%. Mas várias unidades federativas registraram índices de expansão bem acima dessa média. E, aqui, o índice de incremento mais aparente é o do Espírito Santo, que registrou no ano expansão de 76,10%. Ressalve-se, de toda forma, que os incrementos apontados não significam, exclusiva e necessariamente, aumento de produção e, sim, que mais ou novos estabelecimentos aderiram ao sistema inspecionado.

A esclarecer que algumas UFs com abate significativo não tiveram sua produção revelada (casos, por exemplo, de Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) porque o IBGE “desidentifica” unidades federativas com três ou menos estabelecimentos de abate.