Aves Marinhas
23/05/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:48am
Quatro Aves marinhas foram recolhidas pela Guarda Costeira de Praia Grande , no litoral de São Paulo, nos últimos cinco dias. Elas foram encontradas nas praias da cidade e estavam bastante debilitadas, apesar de não terem ferimentos. Três delas não sobreviveram.
De acordo com a Guarda Costeira da Cidade, as Aves são da espécie puffinus griséus, conhecida popularmente como bobo-grande-de-sobre-branco. Os resgates aconteceram nas praias dos bairros Caiçara, Flórida e Ocian.
A Associação de Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos (Gremar) levou todas as Aves para a Ilha dos Arvoredos, em Guarujá, mas apenas uma delas continua no local, já que as outras foram encontradas em situação crítica. A ave que permanece viva está sendo hidratada e, na manhã desta quarta-feira (23), já ingeria alimentos.
De acordo com Andrea Maranho, bióloga do Gremar, é bastante comum essas Aves aparecem na região nesta época do ano. "Elas vem para cá no período de migração, para buscar alimento, e depois retornam para ilhas do hemisfério sul e fazem a reprodução", explica ela
As Aves encontradas são conhecidas por serem excepcionais mergulhadoras, chegando a atingir 20 metros de profundidade para pescar dentro dos oceanos. Por causa dessa habilidade, esses animais não costumam aparecer no litoral. Elas são encontrados apenas quando estão bastante cansados e, por isso, aparecem nas praias.