Aves

04/09/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:43am

O setor de Avicultura é um dos que mais vem sofrendo com o encarecimento de insumos como o milho e a soja. Para tentar minimizar os problemas do setor, o secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, disse que deve pleitear algumas medidas junto ao governo federal para ajudar o setor.

Uma delas é negociar com o Ministério de Agricultura o barateamento do milho. Outra, seria obter capital de giro para os avicultores com prazo de cinco a seis anos com juros anuais médios de 5,5%. A terceira medida seria tentar um refinanciamento para o endividamento dos produtores. Além disso, estimular a fusão e incorporação para não deixar empresas do setor quebrarem.

Ele disse ainda que o governo do Estado pretende lançar um incremento no seguro agrícola para trigo, café, milho safrinha e mais 23 culturas. Para 2012, estão previstos R$ 8 milhões de incremento na subvenção ao prêmio do seguro agrícola no Estado.

Ortigara ressaltou também que são necessárias ações pontuais de investimento em ferrovias, aumento da capacidade operacional do Porto de Paranaguá, duplicação da velocidade de embarque das correias do porto, fatores que interferem diretamente na movimentação da safra. Segundo ele, hoje, o Paraná ainda gasta mais que o dobro que os americanos para que os produtos cheguem ao porto.

Safra 2011/12

Em relação à safra de grãos 2011/12, que está encerrando, as perdas foram de 1% comparado a safra anterior. O volume de produção de grãos de verão e inverno da safra somou 31,5 milhões de toneladas, cerca de 400 mil toneladas a menos que na safra anterior (2010/11) que somou 30,95 milhões de toneladas.

Ortigara justificou que foi um ano bem complicado por causa da estiagem que prejudicou a safra de verão, mas houve recuperação com a safrinha de milho que deve atingir 10,5 milhões de toneladas. A estiagem que ocorreu no início do ano provocou uma quebra de 19% na produção de grãos de verão. (A.B.)