avaliação

03/08/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:43am

Uma reunião será realizada em Brasília, nesta sexta-feira (03), para avaliar o desempenho das visitas feitas nas unidades frigoríficas de seis estados sendo: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e Pará. De acordo com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) será feita uma avaliação geral e os russos irão enviar um relatório prévio após retornarem para a Europa. O Brasil terá 30 dias para responder os apontamentos.

Desde o dia 23 de julho, técnicos do Serviço Federal de Fiscalização Sanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) visitaram plantas frigoríficas brasileiras. A última parada foi realizada, nessa quinta-feira (2), em uma unidade de abates de bovinos localizada em Rondonópolis, Mato Grosso. Pelo estado, frigoríficos dos municípios de Colíder, Barra do Garças e Mirassol D´Oeste foram fiscalizados. Ao todo no país foram 20 estabelecimentos vistoriados.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho afirma que o Brasil mantém as negociações na tentativa de reverter o embargo da exportação de carne para a Rússia. Segundo ele, não há falta de diálogo entre os países. "Temos conversado com a Rússia. O processo está sendo revisto", afirmou, em recente entrevista ao Agrodebate.

Números

Dos 89 frigoríficos brasileiros cadastrados para exportar carne bovina e suína à Rússia, em apenas cinco não há restrições de mercado. Somam ainda 28 estabelecimentos espalhados pelo país que podem exportar desde que as cargas sejam submetidas a análises laboratoriais realizadas pelo governo russo. Outras 56 unidades estão temporariamente proibidas de atender à Rússia. Os dados são da instituição russa Federal Service for Veterinary and Phytosanitary Surveillance.