Austrália
04/08/2010 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:26am
Um medidor simples de glicose, comumente usado por diabéticos para medir os níveis de glicose no sangue, está ajudando os produtores de suínos australianos.
Peter Sopade, da Universidade de Queensland, desenvolveu uma técnica usando um medidor de glicose e, portanto, a quantidade de amido digerido, o que está ajudando os produtores da Austrália a deixar a alimentação dos suínos mais eficiente. Esse foi um dos pontos chaves do projeto realizado pelo Centro de Pesquisas de Cooperativas Suínas (CRC), "Processamento de métodos para melhorar a utilização dos grãos na alimentação dos suínos”.
Sopade acredita que com cereais em dietas de suínos contendo cerca de 17MJ/kg energia a partir de amido, que é importante para quantificar a facilidade que o amido seria digerido. O novo método, baseado em Glicosimetria, poderia acelerar a análise da digestão do amido e seus processos.
"Para investigar a adequação dos glicosímetro, olhamos para as alterações no processamento de matérias-primas, formulação, granulometria das partículas e tempo de digestão. Nós avaliamos a variação da velocidade de detecção, precisão, sensibilidade, volume e substância, bem como desenvolver uma equação para calcular o amido digerido", diz o doutor Sopade. E acrescenta dizendo que o novo método foi de fácil utilização, tornando-se uma ferramenta para qualquer pessoa envolvida na formulação de rações e fabricação.
Sopade acredita que a nova técnica pode ser estabelecida como parte do controle de qualidade no processamento de alimentos.