Auditoria em Conselhos Regionais reforça transparência do Sistema CFMV/CRMVs
16/09/2024 – Atualizado em 19/09/2024 – 8:45am
Entre os dias 9 e 13 de setembro, controladores do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) realizaram auditoria no Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT) com o objetivo de promover o aprimoramento da gestão, com foco na identificação de oportunidades para otimizar processos e assegurar a conformidade com as melhores práticas de governança.
Os quesitos avaliados na auditoria foram todos derivados do plano de gestão de riscos, abrangendo uma análise completa da gestão do CRMV-MT. Na avaliação, os controladores levam em conta tanto a conformidade com as normativas vigentes quanto o desempenho operacional. São observados desde o cumprimento das exigências legais e regulatórias até a eficiência dos processos internos, garantindo uma visão ampla e integrada da gestão.
Os pontos de melhoria são consolidados no Relatório de Auditoria Interna (Raint) e as boas práticas são devidamente comunicadas. O material será encaminhado ao Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR), que ficará responsável por desenvolver as melhorias identificadas e disseminar as boas práticas para outros regionais com a proposta de promover o alinhamento de processos e fortalecer a eficiência em todo o sistema.
“A auditoria no CRMV-MT faz parte do compromisso do Sistema CFMV/CRMVs com a melhoria contínua da gestão e a transparência de seus processos. Nossa atuação visa garantir que os Conselhos Regionais estejam em conformidade com as melhores práticas de governança, promovendo a eficiência e integridade em todas as suas atividades. É importante ressaltar que não trabalhamos de forma isolada – o CFMV e os CRMVs compõem um sistema único, com objetivos comuns. Esse alinhamento fortalece toda a estrutura, garantindo uma gestão coesa e integrada em benefício da sociedade”, disse a coordenadora das auditorias Janaína Calheiros.
Ao lado dela, participaram das avaliações o controlador Lucas de Souza Dias e os auditores Felipe Moreira da Silva, Fábio de Medeiros Marcon e Luciana Morcelles dos Santos.