Aplicativo lançado pelo governo do Mato Grosso do Sul facilita Resenha de Equídeos
18/01/2018 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:43am
por Flávia Lôbo
O aumento do acesso à tecnologia tem mudado o dia a dia médico veterinário nas áreas acadêmicas e práticas, principalmente no que se refere à tecnologia portátil, um exemplo disso é aplicativo Resenha Virtual de Equídeos, lançado em novembro do ano passado, pelo Governo de Mato Grosso do Sul (MS).
Este novo projeto coloca dados dos equídeos na palma da mão do criador. Ele funciona como um programa de identificação individual que inclui, na rede, as informações dos animais, cria uma espécie de identidade para cada um deles, controla o trânsito e os exames realizados, praticamente em tempo real.
Por meio da Resenha, os exames para anemia infecciosa (AIE) e mormo poderão ser requisitados via web nos laboratórios e a emissão da Guia de Trânsito de Animais (GTA) também poderá ser realizada pela internet, assim como já acontece no caso do transporte de bovinos em Mato Grosso do Sul, de forma padronizada e informatizada.
De acordo com informações da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) do estado, a Resenha facilita a vigilância no trânsito e nas aglomerações, evita fraudes e falsificações, além de possibilitar a criação de um banco de dados dos animais.
O novo projeto possibilita também a realização a notificação imediata de doenças, a interdição automática do trânsito de animais doentes, a obtenção de dados corretos de suspeitas de focos e manter atualizado o histórico de trânsito e do vínculo epidemiológico de cada animal.
O programa é disponibilizado por um aplicativo simples e gratuito para celulares com sistemas Android e IOS. Ele é instalado no celular; com uma senha individual, o proprietário ou médico veterinário responsável poderá ter acesso a todo o histórico de exames e do trânsito de cada animal, além de fotos.
O projeto faz parte das ações do planejamento estratégico da lagro. Ele foi lançado pelo Governo do Mato Grosso do Sul, por meio da sua Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar.
Cursos
Os médicos veterinários interessados devem passar por um curso na Iagro e habilitar-se para o procedimento. Cabe ao profissional a identificação individual dos equídeos, o Certificado, a coleta de material para diagnóstico de AIE e mormo, a produção das resenhas padronizadas, completas e informatizadas e acompanhamento das requisições encaminhadas via sistema para o laboratório.
Os laboratórios são responsáveis pelo lançamento dos resultados dos exames, sua confiabilidade e os reagentes.
Ao produtor cabe à emissão via web da e-GTA, exames autênticos e validados e a realização de trânsito interestadual somente com E-GTA e certificado.
Mais informações: pnse@iagro.ms.gov.br ou (67) 3901-2693.
Equídeos
Equídeos são todos os solípedes domésticos e silvestres legal da família Equidae, abrangendo equinos (cavalos e pôneis), asininos (jumentos), muares (burros e mulas), equídeos silvestres como Cavalo-de-przewalskii (Equus przewalskii), Zebra das-montanhas (Equus zebra), Zebra das-planícies (Equus quagga burchelli), Zebra-de grevyi (Equus grevyi) e todos os seus cruzamentos.
Assessoria de Comunicação do CFMV, como informações do Governo do Estado de Mato Groso do Sul