ANIMAL

21/01/2013 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:05am

Município quer poder auxiliar os produtores um por um, conforme as suas necessidades, e se tornar polo na região LAJEADO
No final de fevereiro, a Administração Municipal deve lan­çar o Programa Municipal de Sanidade Animal.
A ideia vai ler como base dois programas: o Programa Estadual de Certi­ficação Sanitária em Brucelose e Tuberculose Bovídea (Procetube) e o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuá­ria (Suasa).

Conforme o secretário de Agricultura e Abastecimento, Ricardo Giovanella Neto, o município quer se tornar um polo na região quando se fala em sanidade animal, ofere­cendo as licenças aos produ­tores que tiveram um produto adequado, para que assim eles tenham a possibilidade de vender seus produtos.

Além disso, Lajeado quer poder dar informações para outras ci­dades e servir como base. "O nosso município nâo possui muitos produtores, o que faci­lita fazermos um atendimento personalizado. Isto quer dizer que cada um vai receber auxí­lio do município com assessoria de veterinários", fala.

Ao todo, Lajeado possui cer­ca de 4,5 mil cabeças de gado e 21 agroindústrias. "Nos pró­ximos dias iremos inaugurar mais uma. Qualquer produtor que queira integrar o progra­ma pode nos procurar. O pro­jeto está praticamente pron­to, faltam alguns detalhes e adequações", cita. Pelo Procetube, haverá investimento do Estado de RS 120 mil. "O Suasa são mais investimentos internos do próprio produ­tor, mas estamos estudando a possibilidade de Contraparti­da pelo município", diz.

0 Procetube é um programa lançado pelo governo do Estado, coordenado pela Secretaria da Agricultura, que busca o controle e a erradicação da brucelose e tuberculose bovina, doenças que impõem perdas econômicas e trazem prejuízos à Saúde Pública.
Ele tem como base o projeto já desenvolvido no Vale do Taquari, executado por um conjunto de entidades e representações do setor produtivo, a partir de um foco registrado no município de Arroio do Meio.

A pro­jeção é de que em oito anos. todas as propriedades que criam bovinos para a produção de leite e carne no Estado estejam certificadas. Já o Suasa é um sistema unificado e coordenado pela União, com participação dos municípios. Esta­dos, por meio de adesão.
Produtos inspecionados por qualquer instância do sistema Suasa podem ser co­mercializados em todo o território nacional. Esse novo sistema de inspeção sanitária permite a legalização e implementação de novas agroindústrias, o que fa­cilita a comercialização dos produtos industrializados localmente no mercado formal em todo o território brasileiro.