Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS)
14/07/2020 – Atualizado em 01/02/2024 – 10:47am
A Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS) tem por propósito assessorar a administração do CFMV nos temas referentes a Animais Selvagens. O assunto é de fundamental importância, haja vista a grande diversidade da fauna de nosso país e a necessidade de mantê-la e valorizá-la. É uma das comissões mais jovens do CFMV e demonstra uma atuação proativa e dinâmica, zelando pelos interesses da Medicina Veterinária e Zootecnia.
PRESIDENTE
Méd. Vet. Francisco Edson Gomes (CRMV-RR nº 0177)
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1989), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1998) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005).
Foi diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFRR e integrante da Comissão Nacional de Educação de Medicina Veterinária do CFMV, de 2012 a 2014.
Atualmente, é professor Associado III da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e gerente geral da incubadora de empresas de base tecnológica da UFRR. Também é professor permanente do programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PROFNIT). É integrante da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da UFRR e do Conselho Estadual de Sanidade Animal do Estado de Roraima (CESA). Também é avaliador de cursos de medicina veterinária (INEP/MEC) e sócio da ABRAVAS. Tem experiência nas áreas de Empreendedorismo, Veterinária e Zootecnia, com ênfase em produção e nutrição de não ruminantes; Higiene e profilaxia; Zoonoses; e Educação Veterinária
INTEGRANTES
Méd. Vet. Elba Pereira Chaves (CRMV-MA nº 1207)
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em 2008, mestre em Ciências Veterinárias (2010) na área de morfologia e fisiologia animal. Doutoranda da Rede Bionorte na área de Diversidade e Conservação Animal.
Atualmente é médica veterinária da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA) da prefeitura de São Luís (MA), atuando nas áreas de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
Também é professora do Centro de Ciências Agrárias, na Uema, ministrando as disciplinas de Anatomia Descritiva Animal, Fisiologia dos Animais Domésticos e Avaliação, Classificação e Tipificação de carcaça.
Ainda preside a Comissão de Meio Ambiente e Animais Silvestres do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado do Maranhão (CRMV-MA).
Méd. Vet. Elisângela de Albuquerque Sobreira (CRMV-GO nº 2879)
Pós-doutoranda do Programa de Epidemiologia Experimental Aplicada à Zoonoses da Universidade de São Paulo (USP, 2020). Pós-graduanda em Radiodiagnóstico por Imagem Convencional pela Faculdade Método de São Paulo (Famesp, 2020). Primeira doutora em Animais Selvagens na A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp-Botucatu, 2018). Mestre em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2006).
Possui especialização em Vigilância Ambiental em Saúde, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2017); e em Administração Rural, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV, 1999). Possui graduação em Medicina Veterinária pela UFG (1998).
Fundadora do Centro Voluntário de Reabilitação de Animais Selvagens (Cevas) e é conselheira do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV/GO) e presidente da Comissão de Animais Selvagens e Meio Ambiente do regional goiano.
Publicou o livro “Maus-tratos aos Animais Silvestres de Estimação: Aspectos éticos e ambientais” (2016). E é co-autora do Manual de Atuação Funcional – FAUNA juntamente com Ministério Público do Estado de Goiás (área Meio Ambiente e Consumidor) e CRMV/GO.
Foi responsável técnica do Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de Goiás. Foi chefe da Divisão de Estudos e Pesquisas da Fauna/AMMA/ Goiânia. Foi analista ambiental AMATUR/ Itaberaí. Foi Conselheira do Conselho Municipal do Meio Ambiente/Anápolis.
Associada da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Docente na Unigoyazes nas disciplinas: Medicina de Animais Silvestres e Exóticos, Diagnóstico por Imagem e Anatomia Animal. É perita judicial nos crimes que envolvem Meio Ambiente e a Fauna. É coordenadora de Fauna da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Anápolis.
Méd. Vet. Gilmara Abreu da Silva (CRMV-PA nº 1953)
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em 2007. Especialização em Acupuntura pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (CBES), em 2011. Mestre em Saúde e Produção Animal da Amazônia (UFRA), em 2012. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE, na linha de pesquisa de Conhecimento da Biodiversidade.
Atua principalmente nas áreas: Animais de Laboratório e Primatologia.
Servidora do Instituto Evandro Chagas, do Ministério da Saúde, no cargo
de Tecnologista em Pesquisa e Investigação Biomédica. Atualmente é Chefe da Seção de Criação e Produção de Animais de Laboratório do Instituto Evandro Chagas
Membro titular da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) e da Comissão Interna de Biossegurança (CIBIo) do Instituto Evandro Chagas. No Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Pará (CRMV-PA), integra a Comissão Regional de Animais Selvagens.
Zoot. Fábio Morais Hosken ( CRMV-MG nº 0718/Z)
Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestrado e doutorado em Zootecnia pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área de produção animal.
Consultor para criação e manejo de fauna silvestre. Responsável técnico por empreendimentos de fauna (criadouros, mantenedouros e zoológicos) em vários estados .
Presta assessoria, desde a elaboração do projeto e processo autorizativo até o treinamento e assistência técnica.
Instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Minas de cursos na área de criação de animais silvestres e turismo rural. Produtor rural. Detalhes no Currículo Lattes.
Zoot. Verônica Oliveira Vianna (CRMV-PR nº 00501/Z)
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Usp (1995) e doutorado em Aquicultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999).
Atualmente é professora Associada do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, chefe do Departamento de Zootecnia (2019/2021) e coordena o Laboratório de Fauna Silvestre (2021/2023). Participa da disciplina de Crocodilicultura no curso de pós-graduação em Zootecnia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Tem projetos com fauna silvestre referente a ações de extensão e pesquisas. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: répteis, manejo, caiman, jacaré-de-papo-amarelo eanimais silvestres.
Em relação a trabalhos realizados na área de educação foi presidente do Fórum de Coordenadores de 2014 a 2018, presidente da Comissão Estadual de Educação em Zootecnia do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CEEZ/CRMV-PR) entre os anos de 2005/2007 e 2018/2019 e, atualmente, é membro das Comissões de Ensino da Zootecnia (2020/2023) e de Animais Selvagens do regional paranaense, gestões 2017/2020 e 2020/2023.
Foi agraciada com o prêmio Professor Ambires Cecílio Machado Riella – Zootecnista Educador, 2019, pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ).
II Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Animais Selvagens do Sistema CFMV/CRMVs – 2017
Notícias