Agronegócio

25/08/2010 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:25am

Duas feiras em outubro prometem ampliar as vendas de produtos agropecuários do Brasil para o continente americano e o Oriente Médio. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI), está com inscrições abertas para a Saudi Agro-Food 2010, em Riade (Arábia Saudita) e a Americas Food and Beverage 2010, em Miami (Estados Unidos). As inscrições para empresários que queiram integrar a delegação brasileira terminam na sexta-feira, 27 de agosto.

A primeira participação será na Saudi Agro-Food 2010, entre 4 e 7 de outubro. O evento é um dos maiores em negócios de alimentos do Oriente Médio e está em sua 17ª edição. O estande do Brasil terá 135 metros quadrados, com espaço para a exposição de produtos e realização de negócios.

Segundo o diretor de Promoção Internacional do Mapa, Eduardo Sampaio, entre os países árabes, a Arábia Saudita é o maior mercado para o Brasil e as exportações para aquela nação cresceram 17%, comparados os sete primeiros meses de 2010 a igual período de 2009. “As exportações agropecuárias para aquela região vêm apresentando destaque na balança comercial, mas as importações ainda estão concentradas em poucos produtos, como açúcar e carnes”, frisa. Ele acredita que setores como os de lácteos, café, frutas e produtos processados terão boas oportunidades de negócios.

A Americas Food and Beverage 2010, uma importante feira de alimentos e bebidas dos Estados Unidos, será realizada nos dias 26 e 27 de outubro, sendo especialmente relevante para o público latino, tanto residente nos EUA, quanto nos países da América Central e Caribe. O espaço organizado pelo Mapa terá 90 metros quadrados.

As empresas integrantes das missões terão direito a espaço individualizado, inclusão no catálogo do estande, além de apoio de recepcionistas contratados. Os formulários de inscrição podem ser acessados no site www.agricultura.gov.br ou solicitados pelo e-mail dpi@agricultura.gov.br. Mais informações pelos telefones: (61) 3218-2817/3286.