AGRONEGÓCIO
06/01/2010 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:28am
Emirados Árabes, Indonésia, China, Hong Kong, África do Sul, Arábia Saudita, Vietnã e Rússia foram países nos quais o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promoveu missões comerciais em 2009.
O calendário incluiu exposição de produtos nacionais em feiras de alimentos, além de rodadas de negócios e outras atividades de divulgação do agronegócio brasileiro.
Foram oito visitas comerciais a países com potencial importador, com média participativa de 13 entidades por delegação.
Os setores que mais se fizeram presentes foram lácteos, carnes, café, bebidas, confeitos, além de associações do agronegócio.
A coordenadora-geral de Ações no Mercado Externo, da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI), Telma Gondo, comemora o retorno positivo, que o ministério tem das empresas, que reconhece a importância do apoio governamental, que dá mais segurança e impulso aos participantes nas feiras.
“Isoladamente, seria mais difícil chegar a determinados mercados sem esse suporte institucional”, completa.
A programação na China serviu para aproximar, de potenciais compradores, asiáticos as cooperativas brasileiras de carnes (aves e suínos), produtos lácteos, café, soja e outros grãos, suco de laranja, algodão e plantas medicinais.
Tal iniciativa mostrou ser possível diminuir a ação de intermediários com a presença de cooperativas cujos produtos já conquistaram o mercado mundial.
Imersão para diplomatas – O Programa de Imersão ao Agronegócio, iniciativa inédita, do Ministério da Agricultura, levou 23 representantes de postos brasileiros no exterior, a municípios em Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, quando tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre os setores de carnes, café, frutas, sucroalcooleiro, lácteos e grãos.
Todos conferiram in loco os principais setores de exportação da agricultura brasileira, além dos trabalhos do Mapa nas áreas de pesquisa, certificação e fiscalização dos produtos exportados.
Outro importante momento foi a visita, organizada pelo Ministério da Agricultura a Uberaba/MG, de 27 embaixadores estrangeiros que atuam no País, para conhecerem os avanços técnicos da genética bovina.
Na ocasião, os representantes de missões diplomáticas tiveram a oportunidade de comprovar o potencial da pecuária leiteira e de corte, em função do melhoramento genético das raças zebuínas.
Previsões para 2010 – Para o próximo ano, o calendário de viagens já prevê ações no Oriente Médio, Cingapura, norte da África e países das Américas Central e do Sul.
Em janeiro, está programada reunião com representantes de entidades de classe dos setores exportadores, para validar roteiro de atividades de promoção comercial dos produtos brasileiros no exterior.
Fonte: MAPA