AGRONEGÓCIO

21/12/2009 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:28am

O Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos passa a ser denominado Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov).

A decisão foi publicada, nesta quinta-feira (17), no Diário Oficial da União (DOU), pela Instrução Normativa N° 65.

A adesão de pecuaristas e demais segmentos da cadeia produtiva ao sistema é voluntária, mas fornecedores de carnes aos mercados que exigem identificação por animal terão que seguir as normas.

Os que não se adequarem às regras ficarão sujeitos às restrições dos países que impõem rastreabilidade.

Após a alteração do nome do Sisbov, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/Mapa) decidirá as normas operacionais para implantação e manutenção do sistema, que entrará em consulta pública nos próximos dias.

O objetivo é adotar medidas de integração e organização de informações, em banco de dados único, reunindo as operações dos sistemas estaduais de defesa sanitária (cadastro nas unidades veterinárias locais e controle de movimentação pela Guia de Trânsito Animal) e o Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal (Sigsif), que confere a certificação oficial das carnes.

Fonte: MAPA