agro

06/02/2013 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:05am

Os presidentes das 15 associações estaduais de suincultores se reúnem hoje na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em Brasília, para discutir o planejamento para 2013. Na oportunidade, os dirigentes devem elaborar um documento com as principais demandas do setor que será entregue em audiência com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, lembra que no ano passado as entidades "trabalharam arduamente" para amenizar a crise que afetou o setor e causou grande instabilidade para a cadeia de Suínos. O dirigente diz que a expectativa para 2013 é de que o preço do suíno vivo se mantenha estável e que o custo de produção não atinja patamares tão elevados como em 2012, quando as cotações dos grãos dispararam por causa da quebra da safra norte-americana.

Lopes afirmou que a entidade manterá os esforços junto aos governos federal e estaduais para manter acessíveis os preços do milho e do farelo de soja, que correspondem a 70% do custo da Suinocultura. "A ABCS pretende continuar liderando as demandas setoriais por meio de ações junto à Frente Parlamentar da Suinocultura e à Frente Parlamentar da Agropecuária."