aftosa

26/09/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:10am

Nesta terça-feira (25), o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, acompanhado da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, do vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia, e do deputado federal Henrique Eduardo Alves, assinou a Instrução Normativa Ministerial que inclui o RN e a Paraíba no Inquérito Soroepidemiológico do Mapa.

O trabalho, que foi desenvolvido pelos técnicos do Ministério da Agricultura (e que já está em andamento nas regiões Norte e Nordeste), tem o objetivo de analisar se os estados visitados podem ser considerados livres da doença, com vacinação.

Atualmente, os estado estão classificados como zonas de risco médio de febre Aftosa. "Com essa assinatura, os produtores rurais podem respirar um pouco melhor. Agora é aguardar uma possível reclassificação do RN, já para 2013. Com isso, nosso comércio com os outros estados será mais tranquilo e a nossa economia rural ganhará novo fôlego", afirmou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN), José Álvares Vieira, que também compareceu ao evento.

Barreiras derrubadas

Com os estudos do Mapa, o Rio Grande do Norte e a Paraíba entram em uma área especial de análise, e com isso, tem as suas barreiras revogadas pelo órgão federal. "Com essa inclusão dos estados no Inquérito Soroepidemiológico, as barreiras que restringiam o trânsito de animais e de produtos agropecuários para outros estados é suspensa", afirmou o presidente da Faern, José Vieira.

O ministro da Agricultura lembrou que a derrubada das barreiras garante a paz necessária para a promoção da Festa do Boi 2012. "Podem ficar tranquilos com relação à festa. E eu estarei aqui para comprovar esse sucesso e a paz dos agropecuaristas potiguares", afirmou Mendes Ribeiro.