Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária: Comissões Nacional e Regionais de Educação traçam plano de ação conjunto
05/04/2017 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:45am
Por Lisiane Cardoso
Um encontro importante para gerar um novo paradigma de qualidade para os cursos de Medicina Veterinária. Foi essa a avaliação de Leila Gatti, presidente da Comissão Estadual de Educação da Medicina Veterinária do CRMV-RJ sobre o primeiro Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Educação do Sistema CFMV/CRMVs.O evento reuniu, nos dias 3 e 4 de abril, representantes de comissões de 18 estados e do Distrito Federal, além dos integrantes do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
Foto: Ascom/CFMV
No segundo dia de Fórum, os participantes discutiram em conjunto um plano de ação para divulgar a Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária. A iniciativa será divulgada em breve pelo CFMV.
Thiago Fraga, presidente da Comissão de Educação da Medicina Veterinária do CRMV-MS considera que o encontro serviu para dar um norte de como o Sistema deve atuar para conscientizar instituições, coordenadores de curso, professores e estudantes sobre a importância da Acreditação.
“Ter a Acreditação no seu curso é importante para colocar, além de um critério de legalidade, que é dado pelo Ministério da Educação, um critério de qualidade, um selo de qualidade que é a Acreditação do CFMV”, afirma Thiago Fraga.
Representantes dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal constroem plano de ação conjunto durante o encontro. Foto: Ascom/CFMV
Marina Zimmermam, presidente da Comissão de Educação da Medicina Veterinária do CRMV-DF afirma que a discussão conjunta fortalece o instrumento proposto.
“Muito bom ter conhecimento do instrumento e saber que o CFMV está fazendo esse trabalho. Abrir essa discussão para contribuição dos CRMVs é fundamental para a viabilidade do processo”, afirma Marina Zimmerman.
Na opinião da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do CFMV o encontro superou as expectativas pelo compromisso dos participantes e pela consciência de todos de que é necessário um mecanismo eficaz e eficiente para avaliação do ensino da Medicina Veterinária brasileira.
“Não foi penoso fazê-los vivenciar a cultura de acreditação que o CFMV pretende capitanear pelos diferentes estados e instituições tendo como principal objetivo que é o firme desejo de promover a melhoria da qualidade da educação da Medicina Veterinária”, afirmou o presidente da CNEMV/CFMV, Felipe Wouk.
Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do CFMV: Rogério Barroso, Rafael Gianella Mondadori, Marcelo Pacheco, Felipe Wouk e João Carlos Pereira. Foto: Ascom/CFMV
Sobre a Acreditação
A Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária representa o reconhecimento formal da competência de programas de ensino em Medicina Veterinária de uma determinada instituição em desenvolver as tarefas de educação, treinamento e avaliação dos estudantes, segundo requisitos de excelência pré-estabelecidos. O processo será de caráter voluntário e não substitui o reconhecimento já realizado pelo Ministério da Educação (MEC).
Os critérios a serem empregados pelo CFMV são específicos para a avaliação de cursos e possuem consenso mundial, como da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e de outros órgãos acreditadores norte-americanos e europeus.
Mais informações sobre a Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária serão divulgadas em breve pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Fique atento!
Confira a galeria de fotos do Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Educação da Medicina Veterinária do Sistema CFMV/CRMVs, clique aqui.
Assessoria de Comunicação do CFMV
CFMV dá início a fase experimental do projeto de Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária