raças

16/03/2011 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:20am

Um filhote da raça foi vendido na China por quase 1 milhão de libras, cerca de 2,5 milhões de reais

Os cães da raça Mastim Tibetano são famosos por serem excelentes guardas, sendo considerados um dos mais antigos do mundo. Reza a lenda que até mesmo Buda teria um exemplar, o que torna o animal extremamente popular em países em que o budismo é bastante disseminado, como na Índia e China.

De uns anos para cá, o animal também tem se tornado status de riqueza para os novos ricos chineses. O cão é considerado puramente chinês, sendo encontrado quase que exclusivamente no Tibete, o que lhe rende um valor ainda mais elevado. Esse é o caso do filhote Big Splash, ou Hong Dong, como é chamado na China.

De acordo com o jornal Daily Telegraph o exemplar de 11 anos da raça acaba de ser vendido por nada menos que 945 mil libras, ou seja, cerca de 2,5 milhões de reais. Em entrevista à publicação, Lu Liang, seu criador, contou que o animal vem de uma linhagem excelente e será um belo cão de exposição.

O chinês explicou ainda que os detalhes da compra são confidenciais, mas revelou que o comprador do cachorro é um multi-milionário, do ramo da mineração, que vive no norte da China. “Pude ver que o comprador realmente se apaixonou pelo filhote, senão não o teria vendido”.

Lu Liang contou que Big Splash possui uma dieta especial a base de frango e carne com legumes, e sempre foi muito bem tratado. “O preço pago é justificável. Nós passamos quase um ano cuidando do cão, além do mais, temos diversos funcionários para pagar”.

Antes de Big Splash, o cão mais caro do mundo também foi um Mastim Tibetano, que foi vendido na China, em 2009, por quatro milhões de yuan, cerca de 1,07 milhão de reais