Ambiente

22/02/2011 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:20am

Vários macacos tomaram os telhados das casas do Jardim Dermínio, bairro da cidade de Franca, no interior de São Paulo. Eles chegaram no início deste ano e foram bem recebidos pelos moradores, mas, com o tempo, tornaram-se um estorvo. Segundo os moradores, os animais apareceram depois do corte de várias árvores em um terreno particular que fica nas proximidades do bairro.

Os macacos contam com a bondade dos residentes da região que os alimentam. No entanto, a gritaria e a sujeira feitas pelos pequenos animais têm incomodado. O principal problema é a urina no telhado e nas roupas que ficam nos varais.

O veterinário Fernando Belato orienta os moradores a não alimentar os animais e a procurar ajuda das autoridades ambientais para retirá-los do bairro. “Tem que fazer um trabalho criterioso”, afirma.

A gerente regional do Ibama em Ribeirão Preto, Eliana Velocci, diz que não pode capturar os macacos enquanto não for notificada pela Secretaria da Saúde de Franca. Já a assessoria de imprensa da Prefeitura de Franca diz que a situação dos macacos é monitorada e está sob controle.