Negócio

11/02/2011 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:24am

O vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, assumiu a presidência do Conselho Deliberativo Nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na cerimônia de posse, ocorrida no dia 9 de fevereiro de 2011, em Brasília (DF), Simões destacou que o Sebrae terá que dar ainda mais atenção às pequenas empresas que compõem o setor agropecuário.

"Sabemos da importância da agropecuária para o fortalecimento da economia do País e, mais do que isso, para assegurar a fartura na mesa dos brasileiros, o controle da inflação e a paz social. Por isso, vamos dar apoio integral às principais cadeias produtivas, tornando-as ainda mais competitivas para disputarem o mercado global", disse o novo presidente.

Roberto Simões afirmou, ainda, em seu discurso de posse, que há muito que se fazer às pequenas empresas para colocá-las em ambiente ainda mais favorável. "Para que isso aconteça depende, fundamentalmente, do esforço e do emprenho da nossa instituição para articular e mobilizar as forças políticas".

Já o novo presidente executivo do Sebrae, Luiz Barretto, apresentou algumas metas para 2011 que farão parte da nova fase da instituição. "Neste ano, apostamos na formalização de outros 500 mil empreendedores, o que vai contribuir decisivamente para o crescimento e fortalecimento da economia brasileira, com a inserção de milhares e milhares de pessoas na economia formal. Também vamos investir continuadamente em nossos profissionais, dirigentes e conselheiros a partir da nossa Universidade Corporativa", afirmou.

Ao final da cerimônia, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, que participou da posse representando a Presidente da República, leu uma mensagem de Dilma Rousseff. "Gostaríamos de declarar o nosso reconhecimento pelo papel que o Sebrae tem desempenhado, de fundamental importância para o desenvolvimento do País. Esperamos que os novos dirigentes possam unir suas experiências em favor da instituição, trazendo um desempenho ainda maior. O Brasil precisa do Sebrae", disse.

Na ocasião, o ex-presidente da instituição, Paulo Okamotto, transmitiu o cargo a Luiz Barretto, e Adelmir Santana a Roberto Simões, enquanto os diretores Carlos Alberto dos Santos (diretoria técnica) e José Cláudio dos Santos (diretoria de administração e finanças) foram reconduzidos às funções que ocupavam na gestão anterior.