Bovinos

03/02/2011 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:24am

Índices econômicos de seleção para o melhoramento genético de bovinos da raça Nelore serão elaborados pelo Instituto de Zootecnia (IZ) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA). O projeto foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e será elaborado nos próximos dois anos.

A pesquisadora Claudia Cristina Paro de Paz, responsável pelo projeto, aponta características de importância econômica que podem ser utilizadas no processo de avaliação genética, tais como: produtivas, reprodutivas e de qualidade de carcaça. Assim, pretende-se estudar quais características irão compor o índice, considerando, a priori, peso corporal ao nascer, aos120 dias de idade, ao desmame, aos 365 ou 450 dias de idade e na idade adulta; idade ao primeiro parto; período de gestação; qualidade de carcaça, que será indicada por área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea ou espessura de gordura subcutânea da garupa e produtividade acumulada.

A criação de um índice de seleção, que possa ponderar todas as características relevantes, é uma alternativa para que a seleção seja realizada de forma eficiente, explica Paz. "Um dos motivos de se trabalhar com o índice é a composição de sua estrutura, que leva em conta um ponderador para cada característica considerada. O ponderador é calculado considerando a relevância da característica no processo de seleção, o seu valor econômico, a herdabilidade e as associações genéticas desta característica com as demais."

Para a determinação dos valores econômicos, a pesquisadora considera necessário traduzir o objetivo de seleção para uma linguagem matemática. "Além da importância para o melhoramento genético, as funções de rentabilidade são muito úteis ao planejamento do produtor, evidenciando pontos de estrangulamento da atividade e indicando em qual este deve focar sua atenção e, também, no auxílio para a tomada de decisões de descarte."

Ela cita as duas principais perspectivas em que a rentabilidade vem sendo abordada na literatura: lucro e eficiência. "O lucro é a receita subtraída dos custos e a eficiência, definida como retorno ao investimento, é a receita dividida pelos custos ou ainda a eficiência pode ser definida como custo por unidade de produção, que é custo dividido pela receita."

No entanto, a maior dificuldade apresentada pela abordagem baseada na eficiência econômica, mesmo na ausência de melhoramento genético, é que esta pode ser alterada devido às variações tanto no valor unitário da receita como da despesa, pondera Paz. Dessa maneira, este trabalho pretende propor índices de seleção a partir da obtenção de ponderadores econômicos para as características de importância econômica que forem consideradas em programas de seleção de bovinos de corte da raça Nelore.