Confira nota de esclarecimento do Ministério da Agricultura sobre Peste Suína Clássica
09/10/2018 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:41am
Nesta segunda-feira, 8 de outubro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou nota de esclarecimento para informar que o foco de Peste Suína Clássica (PSC) confirmado no município cearense de Forquilha está a mais de 500 km distante da divisa com a zona livre de PSC do Brasil, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A ocorrência, de acordo como Mapa, não altera o reconhecimento internacional concedido a essa região, não justificando impactos no comércio de suínos e seus derivados.
O Ministério destaca que estão sendo adotados os procedimentos para eliminação do foco e também a investigação epidemiológica das propriedades que possuírem algum vínculo no raio de 10 km.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) também publicou notainformando que não há riscos para a produção nacional de disseminação da doença. Segundo a ABPA, o Ceará não está entre os maiores produtores de carne suína e não há fluxo de exportação deste produto partindo do estado. “Não há qualquer risco ao consumidor e à saúde humana”, destaca a ABPA em sua nota.
Assessoria de Comunicaçãdo do CFMV