Amazonas

16/08/2010 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:25am

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEAM) fechou parceria com o governo do Estado para oferecer treinamento para manuseio dos equipamentos necessários para a aplicação de vacina contra febre aftosa em bovinos, suínos e bubalinos. A partir deste mês, 500 pecuaristas do Estado receberão treinamento.

A parceria foi firmada na primeira quinzena de julho em reunião da diretoria da FAEAM com o presidente da Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav), Alexandre Henrique Araújo. O presidente da FAEAM, Muni Lourenço da Silva Junior, explicou que, treinados, os pecuaristas poderão contribuir para as ações do Codesav, que conta com número reduzido de vacinadores em seu quadro de funcionários.

Os pecuaristas arcarão com os gastos para compra da vacina. Cada unidade custa R$ 0,60 ao produtor do Amazonas, menor valor entre os estados, explicou o presidente da federação. O preço permite a imunização do rebanho local. “O produtor precisa comercializar seus animais e para isso necessita atender aos requisitos sanitários”, explicou Muni Junior.

A maioria dos pecuaristas do Amazonas não pode vender carne para outros Estados por causa da febre aftosa. A exceção é para os municípios de Boca do Acre e Guajará, que são livres da doença.

Mais informações
Departamento de Comunicação da FAEAM
(92) 3633.3203