XII Congresso Brasileiro de Buiatria evidencia a importância do bem-estar animal e práticas sustentáveis

29/09/2017 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:44am

Por Flávia Tonin

Tradicional evento da Medicina Veterinária, que ocorre a cada dois anos, o XII Congresso Brasileiro de Buiatria reuniu 400 profissionais em Foz do Iguaçu (PR), de 11 a 14 de setembro, para assistir as novidades na área de clínica e tratamentos de animais de produção, incluindo bovinos, bubalinos, caprinos e ovinos.

“Atualmente o bem-estar é uma nova e importante tema por esse motivo foi evidenciado com apresentação de seus avanços científicos”, avaliou Julio Augusto Naylor Lisboa, presidente da Associação Brasileira de Buiatria e do congresso. Ele ressaltou ainda que o evento foi um importante local de reunião de buiatras e de constatação sobre a importância de maior controle dos antimicrobianos e antiparasitários. “É preciso avançar nos controles e uso responsável principalmente pelos resíduos deixados por esses produtos nos alimentos e no ambiente”, afirmou Lisboa.

""

Dentre as novas tecnologias apresentadas no evento destacam-se as apresentações que tratam do manejo de bezerras leiteiras com base nas recomendações de bem-estar animal. A pesquisadora canadense, Marina Von Keyserlingk, da University of British Columbia, enfatizou a importância de ministrar mais leite às bezerras, recomendando 20% do peso corporal, pois isso refletirá em seu crescimento e, consequentemente, na produção e reprodução da futura vaca. Ela também trouxe dados sobre a importância oferecer forragem aos animais logo no início da vida.

""

Com base em pesquisas de cognição, a pesquisadora enfatizou os ganhos com a socialização dos animais quando ainda bezerros. Como proposta, apresentou alternativa para que os animais não fiquem em baias isoladas, o que é habitual por questões de sanidade, principalmente. Segundo ela, os bezerros podem ser colocados em duplas ou mesmo em contato com as vacas, o que reflete em melhor comportamento e desempenho na fase adulta. Ainda tratando de bezerras, Sandra Gesteira Coelho, da Universidade Federal de Minas Gerais, abordou questões práticas de manejo e saúde, com base em dados de rebanhos brasileiros.

No gado de corte, destaca-se o painel sobre as doenças de bovinos em confinamento. Com dados práticos, Juliano José de Resende Fernandes, da Universidade Federal de Goiás (GO), abordou as causas da acidose ruminal e quais medidas podem ser tomadas para a prevenção. Ele também ressaltou os resultados das pesquisas com óleos essenciais como alternativa ao uso de aditivo na nutrição. “Temos dados de que os óleos funcionam muito bem, porém, o custo ainda é alto por animal”, relatou. Ainda na busca de tecnologias alternativas e mais sustentáveis debateu-se muito sobre a importância de buscar opções substitutivas aos antimicrobianos. Nessa linha, uma das palestras que chamou a atenção foi sobre o uso da fototerapia, com apresentação de Fábio Celidonio Pogliani, da Universidade de São Paulo. “Sabemos que funciona, é preciso agora ampliar seu uso e o interesse pela área”, afirmou Pogliani.

Ao tratar de ultrassonografia, Nivan Antônio Alves da Silva, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, também desmistificou a ideia de que o limite da tecnologia está no acesso ao equipamento, mas sim no interesse e aplicação por parte do profissional. Em sua apresentação ele abordou o uso da ultrassonografia abdominal em bovinos, facilitando o diagnóstico e auxiliando na decisão terapêutica. Os participantes do evento ficaram entusiasmados em conhecer mais sobre o tema, ampliando uso do aparelho a campo, não o restringindo apenas para o diagnóstico de gestação como é habitual.

""

Por fim, destaca-se o painel que tratou de plantas tóxicas com especialistas das cinco regiões brasileiras que trouxeram recomendações práticas sobre as diferentes realidades. Além das demais palestras, o evento contou com a apresentação de 345 trabalhos aprovados, disponíveis aos congressistas em forma de pôsteres. Com organização bianual, o próximo Congresso Brasileiro de Buiatira será realizado, em 2019, em Gramado (RS), e o seguinte, em 2021, no estado de Pernambuco.

Leia mais: Revista CFMV fortalece a educação continuada em Congresso de Buiatria 

Assessoria de Comunicação do CFMV