CFMV apresenta argumentos técnicos contra PL 3665/24 ao senador Hamilton Mourão
29/10/2024 – Atualizado em 30/10/2024 – 9:58am
Em audiência com o senador Hamilton Mourão, nesta terça-feira (29), a presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Ana Elisa Almeida, apresentou os argumentos técnicos contrários ao Projeto de Lei 3665, publicado no dia 23 de setembro, que trata da regulamentação das análises clínicas animais no Brasil.
O PL propõe que atividades como coleta, processamento de amostras biológicas de animais, emissão de laudos e responsabilidade técnica por laboratórios de análise clínica animal possam ser exercidas por outros profissionais, o que representa uma ameaça à profissão de médico-veterinário. “O projeto coloca em risco a saúde, a integridade e o bem-estar dos animais, além de permitir que atividades exclusivas da Medicina Veterinária sejam realizadas por profissionais não qualificados, o que contraria a legislação atual”, destacou Ana Elisa Almeida.
Participaram do encontro o vice-presidente do CFMV, Romulo Spinelli, o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira, a presidente da Associação Brasileira de Patologia Clínica Veterinária, Stella de Faria Valle, e o vice-presidente da Anffa Sindical, Ricardo Aurélio Nascimento.