Sistema CFMV/CRMVs expressa pesar pelo falecimento do médico-veterinário Aureo Evangelista Santana

26/10/2024 – Atualizado em 26/10/2024 – 1:29pm

É com imenso pesar que o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) se despede do médico-veterinário Aureo Evangelista Santana, um dos mais ilustres nomes da Medicina Veterinária no Brasil.

Com uma trajetória marcada pela dedicação ímpar ao ensino, à pesquisa e ao serviço social, especialmente em Jaboticabal, onde formou gerações e inspirou a comunidade acadêmica e local com seu conhecimento, liderança e carisma, ele morreu no último dia 23 de outubro, uma semana após completar 74 anos.

Formado pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Unesp, onde também exerceu seu notável trabalho como professor de Patologia Clínica desde 1978, Dr. Aureo dedicou-se ao desenvolvimento acadêmico e científico, com títulos de Mestrado pela UFMG, Doutorado pela USP e pós-doutorado pela École Nationale Vétérinaire d’Alfort, em Paris. Sua vocação pelo ensino o levou a orientar mais de 90 teses e dissertações e a publicar 175 artigos, deixando um legado acadêmico incomparável.

Sempre comprometido com a educação e o desenvolvimento social, Dr. Aureo esteve à frente de iniciativas como o Cursinho Pré-Vestibular (2003-2017) e a Universidade Aberta à Terceira Idade, além de ser um nome respeitado como avaliador do Inep/MEC e coordenador do curso de graduação em Medicina Veterinária da FCAV. Sua presença em cargos de liderança, como vice-diretor do Hospital Veterinário da FCAV e membro da Academia Paulista de Medicina Veterinária, consolidou seu papel como um gestor comprometido com o crescimento institucional.

No CFMV, teve importante papel no Grupo de Trabalho para alteração das normas de reconhecimento, normalização e Sistemática de reconhecimento da Residência Médico-Veterinária, o que contribuiu para o fortalecimento e padronização do ensino e da prática da residência em Medicina Veterinária no Brasil, contribuindo para a revisão e a atualização das diretrizes que regulam a formação de residentes, prezando pela qualidade e a uniformidade dos programas oferecidos em todo o país.

Seu falecimento representa uma perda irreparável para a Medicina Veterinária e para a sociedade, em especial à população de Jaboticabal, que teve a honra de outorgá-lo o título de cidadão jaboticabalense em reconhecimento à sua contribuição comunitária.

Ele parte deixando três filhos, dois netos e um imenso legado de conhecimento, bondade e dedicação ao bem comum.

À família, amigos e colegas, expressamos nossos mais profundos sentimentos de solidariedade e respeito neste momento de dor e saudade.

Conselho Federal de Medicina Veterinária