Conheça as sugestões do CFMV para consulta pública da WVA sobre bem-estar único

23/06/2017 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:45am

Por Carolina Menkes

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) está atento ao bem-estar animal e reconhece sua importância para a saúde única, voltada aos animais, humanos e meio ambiente. No dia 19 de abril, o Conselho lançou a Campanha de Bem-estar Animal com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o tema e mostrar que cada um de nós tem papel importante na promoção do bem-estar animal, juntamente com o trabalho dos médicos veterinários e zootecnistas.

Pensando nisso, o CFMV contribuiu com sugestões para uma consulta pública da Associação Mundial de Veterinária (WVA) sobre documento que define o conceito de bem-estar único dentro das diferentes áreas da profissão. 

Para o CFMV, bem-estar único descreve a interconexão entre bem-estar animal, humano e ambiental, em complemento à definição de Saúde Única.

O CFMV destaca que um trabalho educacional focado na tríade humanos, animais e meio ambiente poderá acordar a Medicina Veterinária para a realidade do novo milênio, tendo como premissa o fato de que a sustentabilidade é a base para qualquer profissão. “Com isso a Medicina Veterinária pode contribuir para a construção de uma sociedade mais sustentável, trabalhando para a formação de agentes multiplicadores nos vários setores e desenvolvendo a percepção de aprendizado coletivo”, pontuou.

Entre as sugestões, em capítulo sobre o bem-estar animal ligado a aspectos sociais o Conselho sugere falar da correlação entre o desenvolvimento humano em diferentes sociedades e o bem-estar. Cita como exemplos cavalos usados para transporte em áreas mais pobres e animais usados para brigas e em rituais religiosos. "O bem-estar animal pode contribuir para que sejam repensados hábitos e costumes consolidados”, acredita o Conselho.

Em relação à seção sobre segurança alimentar, o CFMV ressalta que as condições do transporte e comércio oferecem sérios riscos para a segurança alimentar e bem-estar animal.   Cita exemplos negativos que ocorrem no Brasil, como a venda de peixes vivos em feiras, especialmente durante a Páscoa

Em relação ao capítulo intitulado “melhoramento da produtividade nas fazendas”, o CFMV alerta que é preciso aliar a produtividade à qualidade de vida do animal, sendo, portanto, arriscado manter o texto desta forma. “O aumento da produtividade sem foco no bem-estar pode ainda conflitar com a sustentabilidade”, ressalta o Conselho.

Como sugestão para nova seção, o CFMV sugere criar um capítulo sobre bem-estar animal e saúde pública. “Se os produtores se tornassem mais conscientes do bem-estar de seus animais, poderia haver melhorias no diagnóstico de doenças negligenciadas e sua incidência em humanos”, finaliza.

 

Assessoria de Comunicação do CFMV