Confira depoimentos dos participantes do IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal

25/04/2017 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:45am

Por Carolina Menkes

Médicos veterinários, zootecnistas e estudantes de todo o Brasil estiveram reunidos em Porto Alegre (RS), de 18 a 20 de abril, durante o IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal para discutir a importância do bem-estar animal, com ênfase no interesse do animal em não sofrer. Palestrantes nacionais e internacionais levaram seus conhecimentos para os presentes, que destacaram a riqueza do evento.   

O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) agradeceu todos que colaboraram para o resultado positivo do congresso. “Palestrantes nos brindaram de forma magistral com seus conhecimentos, técnicas e pesquisas e puderam aqui plantar uma semente no coração de cada um de nós, para que a partir de agora, com muito estudo, suor e dedicação, possamos construir algo grandioso e nos encontrar novamente em 2019 nessa grande família”, declarou Arruda.

""

              Presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, durante encerramento do evento. 

A presidente do IV Congresso, Ceres Faraco, destacou que a sensação é de dever cumprido. “Palestrantes trouxeram excelentes temáticas, reflexões, ideias, desejos, motivações e desafios para que façamos mais e melhor. Tivemos a oportunidade de fortalecer amizades, fazer contatos e ter gratas surpresas”, comemorou.

A estudante Hayla Nakauth veio de longe, com mais cinco colegas, para participar do IV Congresso. Graduanda do 9º semestre de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Roraima, conta que seu interesse em conhecer áreas em desenvolvimento na profissão a atraiu para o evento. “Me interesso pelo bem-estar animal e defendo muito essa bandeira. Fico muito feliz em ver tantas coisas que estão se desenvolvendo na área e que devem ser divulgadas de todas as formas”, disse.

""

               Hayla Nakauth, estudante de Roraima.

A fiscal agropecuária do Ministério da Agricultura de Goiás, Thais Fernandes, ressaltou a importância mundial do tema do congresso. “O bem-estar animal é de extrema importância para o meu trabalho, já que estou fazendo mestrado em biociência animal. Tudo se encaixa em relação às pesquisas que fiz e inclusive pesquisei artigos de vários palestrantes presentes”, destacou.

""

               Thais Fernandes, médica veterinária do estado de Goiás. 

O graduando do 5º semestre de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Thiago Langer, teve sua primeira experiência de participação em um congresso no evento e a avaliação foi positiva. “O bem-estar está muito em pauta hoje em dia e ouvi muita coisa importante. Foi maravilhoso: os palestrantes de fora trouxeram pontos de vista diferentes e fiz contatos com diversos profissionais”, afirmou. 

""

               Thiago Langer, estudante da UFRGS. 

O zootecnista e proprietário de um “Day Care” para cães em São Paulo (SP), Renato Zanetti, também veio para o evento com o objetivo de aplicar o bem-estar animal em seu trabalho. “Busco as principais informações e as novidades na área e com certeza estarei aqui de novo na próxima edição”, finalizou.

""

               Renato Zanetti, zootecnista de São Paulo (SP). 

Confira a galeria de fotos.

Leia mais:

Último dia de congresso apresenta pesquisas e estratégias para a promoção do bem-estar animal nos diferentes setores

Certificados do IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal já estão disponíveis para os participantes

Formas de identificar a dor e as consequências da seleção artificial são debatidas em segundo dia do IV Congresso de Bem-estar Animal

Assessoria de Comunicação do CFMV