CFMV realiza primeiras visitas para validar processo de Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária
24/02/2017 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:46am
Por Carolina Menkes
A Comissão Nacional de Educação em Medicina Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV) deu início à fase experimental do Projeto de Acreditação dos cursos de Medicina Veterinária. As visitas aconteceram entre os dias 13 e 23 de fevereiro no Centro Universitário Octávio Bastos (Unifeob), em São João da Boa Vista (SP), no Centro Universitário de Maringá, no Paraná, e na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu (SP).
Foto na Unifeob, da esquerda para a direita: Dr. João Otávio Bastos Junqueira (Reitor), Dr. Marcelo Diniz (CNEMV), Dra. Cristiane Leite Figueiredo (Coordenadora do curso), Dr. Rogério Barroso (CNEMV), Dra. Ana Flávia Carvalho (Diretora Acadêmica) e Dr. José Roberto Almeida Junqueira (Pró Reitor Acadêmico).
O objetivo da primeira etapa do projeto foi testar a confiabilidade do instrumento e da metodologia da Acreditação em instituições de ensino superior com diferentes características.
“A aplicação do instrumento a partir da obtenção de informações e evidências segundo a metodologia definida pela CNEMV/CFMV foi exitosa”, destacou o presidente da Comissão, Antônio Felipe Wouk.
Foto na Unesp de Botucatu, da esquerda para a direita: Dr. Rafael Mondadori (CNEMV); Dr. Celso Rodrigues (Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária); Dr. Mário Pulga (Presidente do CRMV-SP); Dr. Antônio Felipe Wouk (CNEMV).
Segundo Wouk, o processo revelou a capacidade de discriminar e avaliar as diferentes características de um curso de Medicina Veterinária rumo à qualidade total.
“O momento é ímpar para o ensino da Medicina Veterinária brasileira. A validação do instrumento de acreditação irá permitir a implantação efetiva do projeto, induzir a melhoria do ensino e mostrar para a sociedade os cursos que efetivamente sobressaem em padrões de qualidade na formação do Médico Veterinário", ressaltaram os integrantes da Comissão.
Sobre a Acreditação
A CNEMV/CFMV discutirá o resultado conjunto das visitas “piloto” para estabelecer o processo de Acreditação definitivo, que será divulgado à comunidade acadêmica no próximo Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária, previsto para junho.
A Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária representa o reconhecimento formal da competência de programas de ensino em Medicina Veterinária de uma determinada instituição em desenvolver as tarefas de educação, treinamento e avaliação dos estudantes, segundo requisitos de excelência pré-estabelecidos. O processo será de caráter voluntário e não substitui o reconhecimento já realizado pelo Ministério da Educação (MEC).
“Esta nova fase representa a implantação de uma política de acreditação de cursos que sabem o valor de seu corpo docente, programa pedagógico, equipamentos e ferramentas a serem utilizadas na formação profissional”, afirma o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda
Os critérios a serem empregados pelo CFMV são específicos para a avaliação de cursos de Medicina Veterinária e possuem consenso mundial, como da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e de outros órgãos acreditadores norteamericanos e europeus.
Fique atento, acompanhe as notícias no site do CFMV e nas redes sociais.
Leia mais: CFMV dá início a fase experimental do projeto de Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária
Assessoria de Comunicação do CFMV