MEC abre processo para autorização de Programas de Residência em Área Profissional da Saúde

02/01/2017 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:46am

Por Flávia Lôbo

Instituições de Ensino Superior podem cadastrar os projetos de programas de residência em área profissional da saúde no Sistema da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (SisCNRMS) do Ministério da Educação (MEC). O edital do MEC foi publicado na última quinta-feira (22) no Diário Oficial da União (DOU). A finalidade é a autorização, em 2017, de novos programas de residência e ampliação de vagas em programas já autorizados.

As residências foram criadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129 de 2005, e são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Elas são dirigidas a partir das necessidades e realidades locais e regionais, e abrangem as profissões: Medicina Veterinária, Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Sobre o Programa

O Programa de Residência em Área Profissional da Saúde tem o objetivo de incentivar a formação de especialistas uni e multiprofissionais caracterizada pela integração ensino-serviço-comunidade, em regiões prioritárias do país, em campos de atuação estratégicos para o SUS

“Hoje, existem mais de 400 médicos veterinários residentes no projeto. Os profissionais são importantes atores no processo que visa a Saúde Única, pois o nosso pressuposto de formação é ter saúde. Muitas doenças estão relacionadas a elementos ambientais, sobre os quais a intervenção do médico veterinário faz a diferença “, declara Fernando Leandro dos Santos, integrante da Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária do CFMV.

Instituição de Ensino

O primeiro passo a ser dado pela instituição de ensino para o desenvolvimento de um Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde é a criação de uma Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu). A COREMU é uma parceria entre a e Entidade Formadora (Instituições de Educação Superior) e a Entidade Executora (onde se realizam as residências).

Instituída a Coremu, as propostas dos programas deverão ser aprovadas e cadastradas no SisCNRMS. Logo depois, os programas serão submetidos ao processo de autorização e reconhecimento pela CNRMS responsável pela autorização, reconhecimento, avaliação e supervisão dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde.

Clique aqui, confira o edital de convocação e as regras para cadastrar a instituição.

Conheça também a Acreditação dos Programas de Residência e Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária do CFMV.

Assessoria de Comunicação CFMV